30 de abril de 2024 16:29

Auxílio emergencial chega ao fim: Veja quais benefícios receber a partir de agora

O pagamento do benefício Auxílio Emergencial acaba esse mês e, de acordo com o governo, não vai ser prorrogada. Principalmente porque agora o governo quer colocar em funcionamento o Auxílio Brasil. Ele substitui o Bolsa Família.

Diante disso, milhares de brasileiros vão ficar sem receber benefícios do governo com o fim do pagamento do auxílio. O número chega a 22 milhões de pessoas.

Com isso, a dúvida agora é saber quais os programas sociais do governo federal que podem vir a contemplar as famílias que perdem o pagamento do auxílio emergencial já a partir deste mês.

Sem o pagamento do Auxílio, veja outros programas do governo

Primeiramente, a grande promessa é o Auxílio Brasil. É destinado para famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Sendo famílias com renda de até R$178. Outro programa de apoio a quem precisa é o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC).

É possível receber um salário mínimo. Por exemplo, é válido para quem tem mais de 65 anos e pessoas com deficiência e que sejam de baixa renda. Além disso, com o fim do pagamento do Auxílio, outro programa é o Auxílio Inclusão. É possível participar quem já recebe o BPC e está no mercado de trabalho. O valor pago é de meio salário mínimo.

Ou seja, R$ 550.Do mesmo modo, alguns programas sociais estão em discussão. É uma tentativa de ajudar as famílias na compra de itens essenciais, como é o caso da proposta do vale-gás. A medida pretende pagar a cada dois meses 50%  do valor do botijão de gás.

Outro exemplo é a Tarifa Social de Energia Elétrica. É uma garantia de descontos na conta das famílias de baixa renda. Para isso, precisam ser inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, tem que já receber o BPC. O desconto pode chegar a 65%.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade