3 de maio de 2024 04:44

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022: veja como fazer

Os beneficiados devem fazer a prova no banco responsável pelo pagamento e há várias formas de realizar o procedimento, que pode ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, nas agências e nos aplicativos das instituições.

Quem tem a biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)  ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita a domicílio. O agendamento da visita pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo.

Segundo a portaria 1.366 do INSS, publicada em 14 de outubro de 2021, o mês de aniversário dos beneficiários servirá como referência para a prova de vida. Apesar do instituto declarar que os aniversariantes de janeiro já vão precisar fazer o procedimento no próximo mês, os bancos afirmam que detalhes da operação ainda estão em discussão. 

De acordo com matéria da Folhapress, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Itaú afirmaram que assim que as tratativas finais do INSS com a Fenabran se concretizarem eles implantarão a nova metodologia.

Apesar de a prova estar sendo feita normalmente nas instituições financeiras, o INSS está proibido de cortar benefícios por falta de cadastramento até 31 de dezembro. Porém, a partir de fevereiro o órgão já pode cortar ou suspender os pagamentos.

Fonte: ISTOÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade