18 de maio de 2024 04:18

Viva Itaverava: cidade celebra 328 anos de fundação investindo preservação cultural e valorização de suas manifestações artísticas

Viva Itaverava, pedra brilhante! Terra de Marília de Dirceu, Musa da Inconfidência Mineira, berço de Minas, e terra onde foi encontrada a primeira pepita de ouro do Brasil.
Nascida no final do século 18, em plena descoberta de minas auríferas e bandeiras, Itaverava escreve sua história nas páginas de Minas Gerais e preserva seu passado no desenho de seu belo casario e outras preciosidades históricas. A cidade busca novos eixos do desenvolvimento turístico, como a culinária e a fabricação da cachaça.

Ontem (21), a cidade comemorou 328 anos de fundação e uma grande festa foi promovida em parceria entre a Prefeitura, Câmara, os Conselhos Municipais de Cultura e Turismo, evidenciando rica cultura, as manifestações artísticas e homenagens a personalidades de destaque em diversas áreas de Itaverava (MG).

Homenagens

Após a execução do Hino Nacional, abrilhantado com exímio pela Corporação Musical Santo Antônio e os discursos das autoridades, iniciou a entrega das moções de congratulação.
A primeira homenagem foi ao Padre Acrísio Assis Reis, nascido em Lamim, mas dedicou 47 anos de sua missão sacerdotal como pároco local.
Em 30 de janeiro, o religioso completou 100 de nascimento e homenagem é o reconhecimento pela profunda abnegação ao povo itaveravense.

Da família de 7 irmãos, outros dois foram padres: Cônego Antônio Faustino de Assis Reis, ex-Vigário de Itaverava – antes do Cônego Acrísio – e o Arcebispo Dom Geraldo Magela Reis.
Padre Acrísio faz parte da história do Município com sua atuação destacada na área social. Ele faleceu em 1975 e foi sepultado no cemitério local.
Padre Acrísio foi representado no evento pelo seu sobrinho, Ângelo Assis e a Terezinha Souza Reis,ex-cunhada. Um vídeo foi exibido sobre a vida do religioso e um quadro sua foto passará a integrar a galeria de personalidade, idealizada pelo Ex-prefeito Itamar Reis de Carvalho.

Ex-prefeito

O segundo homenageado foi o Ex-prefeito, Luiz Estevam Barbosa (2005/2008), ex-vereador, mais conhecido como “Lulu” quando foram enaltecidas as qualidades e o seu legado tanto no campo político como na área social.
Um depoimento de seu filho, o seminarista Antônio Marcos, foi exibido no telão quando o jovem testemunhou a trajetória de seu pai nos 16 anos de vida pública e seu fervor pelos mais pobres.

Amor ao magistério

A 3ª homenageada Marluce Pantaleão que completa neste ano 30 anos de professora da Escola Estadual Conselheiro Antão, em Itaverava. A dedicação e amor a causa foram exaltados como uma de suas marcas no exercício do magistério e na formação de inúmeros itaveravenses, muitos dos quais lhe entregaram a moção de congratulação.

Em vídeo, a ex-aluna, Toniana Carvalho, testemunhou as qualidades profissionais e o gosto pela educação da homenageada. “Ela modificou minha vida”, enalteceu.
Emocionada, segurando as lágrimas, Marluce agradeceu o reconhecimento e assinalou o dever cumprido na missão da docência.

Abnegação vicentina

O 4º homenageado na cerimônia foi Valdivino Isaac da Silva que exerce com tenacidade e fervor em prol da causa Vicente. Ele atuou por diversos anos como Presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, no Distrito de Monsenhor Isidro e se destacou pelo amor aos mais pobres. Sua vida é marcada pela entrega aos seus semelhantes e a fé católica.

Um vídeo com o testemunho de seu amigo, Salvador Souza, emocionou o público presente. Valdivino agradeceu o reconhecimento e lembrou as pregações e o exemplo de fé do Padre Acrísio.

Concurso fotográfico

David Dener recebeu o certificado da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tatiana Rezende, de vencedor do IV Concurso Fotográfico ‘’Itaverava para se apaixonar’’. O concurso aconteceu de forma online pelas redes sociais do Turismo de Itaverava.
Foram inscritas quase 50 fotos que passaram pela seleção da Comissão Julgadora e 20 fotos foram para as votações do público. As 12 fotos mais votadas irão ilustrar o calendário de mesa de 2023.

David Dener venceu com a foto sobre a histórica Fazenda Rocinha, situada entre Itaverava e Santana dos Montes.

Casa de Teatro

Liderados pelo teatrólogo lafaietense, Geraldo Lafayette, a Casa de Teatro, de Lafaiete, encantou o público com uma peça que retratou os 328 anos Itaverava, as manifestações culturais e artísticas, discorrendo com grande performance sobre detalhes históricos de personalidades como Marília de Dirceu.
Ao som de tambores, a peça mostrou a riqueza da histórica Itaverava e o grupo foi ovacionado ao final da apresentação.

Iluminação do Cruzeiro

Ao som do “Parabéns para você”, executado pela banda de música, e debaixo de fogos de artifícios, foi reinaugurada a iluminação do Cruzeiro que fica aos fundos da matriz.
O monumento está estampado na bandeira de Itaverava.

Show

O talento regional da cantora Giovana Resende encerrou a festa com um show com os grandes sucessos sertanejos.
Itaverava: terra de gente que brilha!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade