2 de maio de 2024 07:31

Entre Rios: impactos de terminal de cargas geram polêmica na cidade; 400 empregos serão gerados

O anúncio de que já está em análise no Governo do Estado o licenciamento ambiental da construção do terminal de carregamento de Minério da J. Mendes Logística, em Entre Rios de Minas causou euforia mas também muita preocupação nos moradores da cidade.

Conforme estudos técnicos realizados, com a implantação do Terminal em Entre Rios, haveria um ganho financeiro e ambiental significativo, uma vez que reduziria o números de viagens e de consumo de todos os demais componentes necessários para este tipo de transporte, tais como pneus e diesel.

Segundo informações, com o “Porto Seco” a ser instalado até o fim de 2023, seriam gerados 250 empregos na fase de construção e 150 na operação do porto seco. Calcula-se que a prefeitura de Entre Rios teria um incremento de cerca de R$ 500 mil /mês na receita.

Setores da sociedade divergem

A Audiência pública para revisão do Plano Diretor Participativo, realizado na Câmara Municipal nesta terça, 24, ouviu empresários, moradores e autoridades a respeito do assunto.

Evandro Diniz, da ONG Ecopaz destacou o fluxo de caminhões, e pediu para que a população seja escutada, e que os impactos provenientes do Terminal de Embarque do Minério sejam analisados.

Prefeito José Walter fala aos presentes – Câmara Municipal

Luciano Resende, empresário do ramo de laticínios, alertou para o que considera ser ilusória a geração de empregos na operação do Terminal, o que não seria vantajoso para a cidade, além de trazer um crescimento da violência e destruição de nascentes. 

Disse ainda que o projeto está sendo tratado como grande investimento, mas falta maiores informações por parte da Mineradora.

Arthur Andrés Ribeiro, músico, morador das adjacências onde os estudos para implantação foram feitos, fez desabafo emocionado, relatando que investiu cerca de um milhão de reais em um estúdio de gravação, e que contribui assim com a cultura da cidade e do país, e que a chegada do Terminal, destruiria este projeto, além de arruinar tudo ao redor. Salientou ainda que estudos indicam um outro lugar melhor para que seja instalado o Terminal.

Os vereadores Rivael, Larrissa Rodrigues e Thiago Ted, disseram que estão prontos para ouvir a população, bem como todos os segmentos, e que vão buscar o melhor para todos. Disseram ainda que é preciso analisar a fundo o projeto antes de qualquer julgamento.

Por fim o prefeito José Walter disse que nada será feito de modo a prejudicar a população, ou o ecossistema. Que novas reuniões serão feitas, e que aguarda mais informações e estudos para seguir em frente com a situação.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade