18 de maio de 2024 05:44

Bom exemplo: moradores e parceiros se unem, erguem praça em Ouro Branco e mostram o valor da mobilização

Um belo exemplo de mobilização, união, voluntariado e engajamento. Em meados de maio/2021 a Associação Comunitária do Bairro Siderurgia (ACBS), em Ouro Branco (MG) foi reativada e desde então diversos projetos estão em andamento, como a construção da Praça Patriótica
Logo no início da atual gestão surgiu essa ideia dentro do sonho de deixar obairro mais bonito, atrativo para a convivência social. Sendo assim, atendendo a solicitação da comunidade e comerciantes, a Associação elaborou um projeto de praça para a entrada do bairro em busca de dar utilidade e nova vida para o local.
Então a ACBS realizou a adoção de um espaço público conforme a lei 2726, realizou o projeto e buscou os materiais necessários, sem a necessidade de gerenciar recursos financeiros, somente a logística.

O desenho do projeto buscou ser simples em entender as necessidades das pessoas que transitam no espaço, buscando ser um marco no bairro, ponto de encontro e de passagem, com estrutura básica de calçamento e bancos para descanso, sendo que estamos nas proximidades do centro comercial da Avenida Mariza, o qual conta com restaurantes, ponto de ônibus, farmácias, salões de beleza, lojas, etc.
Outro ponto crucial para o desenho da praça é o respeito ao meio ambiente, dessa forma, o projeto buscou preservar a maior área permeável no calçamento, como também, a inclusão de pessoas com deficiência ao acesso à praça por meio de rampas e percursos acessíveis. O charme da praça fica com o letreiro na sua parte frontal que traduz o sentimento de grande parte de nós, moradores, por essa cidade: “Eu Amo Ouro Branco”.

A praça foi construída em um lugar antes visto apenas como uma rotatória nas Avenidas Patriótica com Mariza de Souza Mendes e neste momento a associação está em processo de regularizar o nome “Praça Patriótica”.
O projeto foi elaborado por diversas pessoas como: membros da ACBS, moradores do bairro e parceiros que deram sugestões que chegaram ao resultado final desenhado e modelado Kamilla Teixeira, estudante de arquitetura e voluntária na ACBS. “Fui em busca de arquitetos da cidade e da minha faculdade para auxiliar na parte técnica do projeto porém não tive esse apoio, com isso acabei desenvolvendo sozinha com o conhecimento que eu tinha no momento”, informou.
Com mobilização, a associação arrecadou os materiais com os parceiros: Banco Sicoob Credimepi, Supermercado Lider, Premoldados Nunes, BH JÁ, MM Topografia, PCM – Construção e Montagem e Rope Tec Alpinismo Industrial, Secretaria do Meio Ambiente de OB…
O processo foi rápido na fase de projeto, que iniciou no início da gestão em Junho de 2021 e em meados de Outubro o projeto já estava detalhado para obra, quando o Sicoob assumiu a execução.
A obra está quase concluída faltando somente a pintura nas cores do patrocinador Sicoob, o que será executado por meio de mutirão na próxima quinta-feira (18).

Outros projetos

ACBS tem outros projetos como “Bairros Unidos”, projeto que busca a união das Associações da cidade para que elas tenham mais voz; “Mudas de Ouro”, projeto junto ao Engenheiros Sem Fronteiras Ouro Branco promovendo o plantio de árvores e doação de mudas aos moradores; outro projeto de revitalização em praça abandonada na rua Siderbrás; Projeto Diversidades, voltado para a conscientização sobre as diferenças e o respeito; “Segurança Compartilhada”, projeto em parceria com a Polícia Militar e os moradores buscando criar um rede de responsabilidade no bairro para que cuidemos da nossa segurança em conjunto, entre outros.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade