30 de abril de 2024 07:58

Laudo da PMCL aponta que rachaduras em salas da Escola Doriol Beato não apresentam riscos

Em resposta ao requerimento n Requerimento n°245/2022, da Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Educação informou que tem conhecimento da situação das Escola Municipal Doriol Beato, em Lafaiete (MG), bem como o que ficou visto como sendo “rachadura” na parede das salas 29 e 11, segundo parecer técnico de engenharia da Secretaria Municipal de Obras trata-se, na verdade, de dilatação estrutural, não apresentando risco. A Direção Escolar e a SEMED, tomaram medidas para a melhor condução com a comunidade Escolar do desconforto gerado. Vale ressaltar que já estão sendo encaminhados projetos para reforma da Escola, bem como sendo executados reparos regulares.

Na vistoria, foram observadas separações entre trechos de paredes das salas. A situação encontrada está localizada na extremidade de um dos blocos componentes da edificação da escola, estando a sala de n° 11 no pavimento térreo e a sala de n° 29 no pavimento superior, precisamente uma acima da outra.
Por ser uma edificação de grande extensão horizontal, o prédio da escola possui diversas “Juntas de Dilatação”, que são um recurso técnico utilizado para evitar que as contrações e alongamentos sofridos pelos materiais constituintes da edificação, em função de variações da temperatura do ambiente, venham a aplicar esforços indesejáveis no arcabouço estrutural da mesma.
Estas “juntas” também são utilizadas quando são feitos acréscimos cm edificações, separando a parte existente da parte acrescentada, com a finalidade de evitar o surgimento de fissuras entre as duas partes causadas por acomodações diferenciadas no terreno. Uma destas “juntas” existentes no prédio da escola está localizada justamente nas salas citadas separando, cada uma, em duas partes. As separações verificadas nas paredes e tetos das salas estão localizadas justamente ao longo da “junta” existente.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade