1 de junho de 2024 23:05

Casarão histórico desmorona e Lamim vai perdendo sua identidade cultural

Mais um exemplar que se ruiu em meio ao silêncio e a complacência oficial. A bucólica e histórica Lamim perdeu hoje um de seus símbolos de sua arquitetura colonial e singular. Um casarão de 2 andares, já com uma placa de alerta de risco, desmoronou no centro da cidade. Este não foi o primeiro de tantos outros que antecipam, depois de mais de 3 séculos, o fim da memória da cidade.

O casario colonial, um dos atrativos de Lamim, vai cedendo a especulação imobiliária e a cidade perde suas características originais de um passado glorioso nascido no ciclo do ouro e das bandeiras desde que em 31 de maio de 1710 quando os portugueses Francisco de Souza Rego, Pedro José Rosa e José Pires Lamim, vindos de Itaverava, fundaram a cidade.

Aos poucos, são perdidos seus exemplares icônicos e expressão viva de seu patrimônio histórico e artístico, representante de épocas gloriosas que marcaram a vida de tantos laminenses em sua memória afetiva. Uma história soterrada na poeira do casarão!

Restam apenas os retrato na parede! Perdem Lamim, a região e a história de Minas. A sociedade é a maior guardiã de sua história. A imponência do casarão cede espaço a omissão contemporânea e culturalmente sombria sem lastro com seu passado pungente!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade