2 de maio de 2024 12:18

População tem acesso gratuito a testes rápidos de HIV e preservativos nas UBS’s

Usar a camisinha nas relações sexuais é o método mais eficaz para prevenir a infecção pelo vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como a Sífilis, a gonorreia e as hepatites B e C. Preservativos ficam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e são distribuídos de forma gratuita. Mas, infelizmente, nem todo mundo se preocupa com a saúde sexual.
Segundo estimativa da ONU, ao longo do ano passado o Brasil teve 50 mil novos casos, o que fez o país chegar a marca de 960 mil pessoas vivendo com HIV. E a maior concentração de casos de Aids estava entre os jovens, de 25 a 39 anos, de ambos os sexos, de acordo com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.
Os testes para detectar o HIV e outras doenças podem ser realizados de forma sigilosa nas UBS’s de Congonhas, sem a necessidade encaminhamento médico. E o resultado fica pronto em poucos minutos.
Em caso de exames positivos, o paciente já é encaminhado para o tratamento específico e a pessoa deve iniciar, sem medo, o tratamento que é oferecido gratuitamente e de forma sigilosa pelo SUS. Quanto mais rápido der início, melhor para garantir a sua qualidade de vida. O cidadão que precisar de mais orientações sobre essas doenças pode procurar a Unidade do seu bairro.
É muito importante saber a sua sorologia. Se for negativa, ótimo. Se for positiva, há tratamentos que garantem a sua saúde e a sua qualidade de vida. O importante é sempre se testar e cuidar da sua saúde e do seu parceiro ou parceira usando sempre a camisinha.

Por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas
Foto: Secretaria de Saúde

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade