30 de abril de 2024 20:49

Salário dos aposentados vai aumentar duas vezes: Confira!

Agora, durante o fim do ano, muitas pessoas ficaram se questionando se as aposentadorias e o valor do salário mínimo iria subir em 2023, mas qual vai ser o aumento? O atual Presidente Jair Bolsonaro já autorizou um novo valor, mas Lula promete pagar ainda mais!

Entenda mais informações sobre como o salário dos aposentados do INSS e de muitos outros trabalhadores podem subir no ano que vem no artigo em seguida!

O valor das aposentadorias acompanha o salário mínimo vigente?

Como já sabemos, todos os anos temos um reajuste no salário mínimo do país, que pauta então os pagamentos de trabalhadores, aposentados e outros beneficiários do INSS. Dessa maneira, os valores se ajustam mediante a inflação, com o objetivo de manter o poder aquisitivo do brasileiro.

Isso porque, devido ao aumento da inflação, um mesmo valor pode vir a pagar por menos produtos e serviços, de modo que esses reajustes anuais são necessários e importantes para manter o poder aquisitivo da população.

Entretanto, desde o ano de 2019, não existe um aumento real no salário mínimo ou no salário dos aposentados. Isso, pois o aumento real é quando temos um reajuste que fecha acima da inflação, sendo assim capazes de incrementar o poder aquisitivo da população.

Em 2022, por meio de índices como o INPC (Índice nacional de preços ao consumidor) é possível estabelecer uma inflação média de até 5,8%. Portanto, em tesse, este seria o aumento mínimo para que mantivéssemos a estabilidade do poder aquisitivo dos cidadãos brasileiros para o ano que vem.

Desse modo, para o ano de 2023, o aumento real seria 1,3% além desses 5,8. Recentemente o presidente Bolsonaro assinou uma nova Medida Provisória, que estabelece um aumento real para o salário dos aposentados em 2022.

Além do atual presidente, Lula também já fez a promessa de um novo salário mínimo para o ano que vem em seu retorno ao cargo!

Novo Presidente Lula promete aumento no salário dos aposentados em 2023!

Para 2023 o recém eleito Presidente Lula promete salários ainda mais altos para os aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS, isso por meio do reajuste do salário mínimo.

De acordo com o senador Wellington Dias (PT), Lula quer aplicar, já no ano que vem, um reajuste do salário mínimo, elevando o benefício que pauta o salário dos aposentados para R$ 1.320,00.

Gostou das informações sobre o novo valor do salário dos aposentados para o ano que vem? Então não deixe de conferir as dicas a seguir para ficar ligado em todas as novidades aqui no Blog!

FONTE JOÃO FINANCEIRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade