6 de maio de 2024 21:03

Mestre Rosemir ministra curso de iniciação a cerâmica Saramenha

Inicia nesta tarde (7) o curso de iniciação a cerâmica Saramenha em Lafaiete ministrado pelo Mestre Rosemir na Casa de Cultura Gabriela Mendonça. As aulas fazem parte do Projeto “Faço Arte”, da Secretaria Municipal de Cultura lançado no ano passado por meio de edital. São diversos cursos que acontecem totalmente gratuitos. O curso terá duração de 6 meses onde os alunos vão aprender moldar peças e centralizar o barro.

 Desde cedo, aos 22 anos, ele tomou gosto pela arte, mas foi através de Silvestre Guardiano Salgueiro, mais conhecido como Mestre Bitinho, que ele iniciou o aprendizado das técnicas e produção da Cêramica Saramenha.

A tradição e gosto pela antiguidade foram herdadas de seu pai que é possuiu um antiquário, na Vila Resende, em Lafaiete, expondo em uma feira especializada em Belo Horizonte, como também de seu irmão, restaurador de móveis antigos.
É de produtos da natureza, como a argila, e metais como cobre, minério de ferro, sílica e a terra tabatinga e pedra moída que ele faz sua arte. “É uma alquimia”, sintetizou Rosemir.
O processo de produção inclui elementos e práticas antigas como pilão, forno a lenha, dentre outras. Em Cristiano Otoni, ele mantém um forno de lenha para fabricação final de suas peças. Seu ateliê funciona no Bairro Rochedo em Lafaiete (MG).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade