1 de maio de 2024 20:12

Operação da PCMG prende 2 envolvidos em disputa pelo tráfico e confronto armado na região

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou na noite desta sábado (18), a Operação Valpurgis, com o objetivo de reprimir atualmente, a disputa de pontos de vendas de drogas em Barroso (MG) A cidade tem sofrido com a disputa por pontos de drogas entre grupos rivais e que estado em constante confronto armado, causando temor na população. Foram solicitados junto a poder judiciário local, a expedição de oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, motivados por ao menos duas tentativas de homicídio ocorridas entre dezembro de 2022 e o início de 2023, crimes em investigação.

Nesta manhã, equipes compostas por policiais apoio de policiais civis das regionais de São João Del Rei, Barbacena e Conselheiro Lafaiete deram cumprimento aos mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Maria e Josefina Coelho, no bairro Paloma, no município de Dores de Campos.

De acordo com as investigações, houve migração dos investigados objetivo de buscar maior abertura para o comércio de drogas das brigas promovida entre os grupos rivais. Os mandados foram cumpridos de forma simultânea, contando com o empenho de sete viaturas e 35 policiais civis. Durante o cumprimento dos mandados foram arrecadados aparelhos celulares, elevada quantia em dinheiro, distribuída comércio de drogas.

 Dois homens, de 20 e 21 anos de idade, foram presos nas duas cidades, com grande movimentação de venda de drogas durante toda a madrugada em decorrência do início das festividades carnavalescas. Um dos indivíduos é suspeito de envolvimento ocorridas no final do ano passado e início deste ano, além já ter passagem por tráfico para o tráfico e disparo de arma de fogo em via pública.

O delegado responsável pela operação, Roberto Fernando Nobrega Filho, explicou que a “operação traz mais elementos para as investigações que estão em andamento, tem sua importância para evitar conflitos entre as facções durante o período do carnaval, já que tínhamos notícia de que haveria um acerto de contas entre elas marcado para essa noite. Desta forma, evitamos até mesmo que pessoas inocentes sejam atingidas”.

A ação policial recebeu esse nome por inspiração do livro Fausto, do escritor alemão, Wolfgang Von Goethe, havendo ali um capitulo com nome Noite de Valpurgis e cuja descrição se assemelha ao período do Carnaval e suas fantasias. Os dois homens foram levados para posteriormente, serão encaminhados ao sistema prisional da cidade.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil de Minas Gerais 13° Departamento – Barbacena

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade