6 de maio de 2024 19:55

Primeira chapa para a sucessão municipal começa a ser discutida

A matéria sobre os possíveis nomes para a disputa pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete gerou grande repercussão nos meios políticos e redes sociais. Segundo fontes do PT e do PV, já começou a ser discutida a primeira chapa para a disputa pelo Poder Executivo Municipal. Embora em partidos e com trajetórias políticas diferentes, mas filiados a partidos pertencentes a mesma Federação, Glycon Franco (PV) e Pedro Américo (PT) seriam os nomes ideais para a comporem a chapa majoritária da próxima eleição municipal.

Ambos foram eleitos pela primeira vez para a Câmara Municipal no ano 2000. Enquanto Glycon Franco foi eleito pelo PP, partido do então Prefeito reeleito Vicente Faria, Pedro Américo foi eleito pelo PT, partido pelo qual disputou todas as eleições e mesmo partido pelo qual Júlio Barros concorreu a Prefeito, terminando em segundo lugar, vindo a ser eleito Prefeito quatro anos mais tarde.

Em 2004, Glycon Franco, após breve passagem pelo PSDB e concorrendo pelo PL, foi reeleito conquistando a maior votação daquela eleição, enquanto Pedro Américo, novamente no PT, ficou na primeira suplência.

Em 2008, embalado por ter sido o candidato majoritário a Deputado Estadual em 2006 no município, Glycon Franco, já no MDB, concorreu ao Executivo Municipal terminando em terceiro lugar, atrás do Prefeito eleito José Milton (PSDB) e do então Prefeito Júlio Barros (PT), ficando à frente do ex Prefeito Arnaldo Penna (PHS), do Vereador Victor Bering (PSB) e do então Vice Prefeito Claudionei Nunes (PPS). Já Pedro Américo, conseguiu retornar para Câmara Municipal, novamente pelo PT.

Após esta eleição ambos nunca mais concorreram no mesmo ano. Chegando a ALMG na condição de suplente em 2012 concorrendo pelo PRTB, Glycon Franco conseguiu se eleger Deputado Estadual em 2014 pelo PTN e se reeleger em 2018 pelo PV, seu atual partido. Já Pedro Américo foi se reelegendo Vereador em 2012, 2016 e 2020, todas pelo PT, seu único partido.

Após Glycon Franco, ficar na primeira suplência de Deputado Federal em 2022, ele se tornou o principal nome do partido e da Federação para a disputa do Governo Municipal. Com trajetória na área social, no partido e na Câmara Municipal, onde está no exercício do seu quinto mandato, Pedro Américo é visto como o nome ideal para compor a chapa majoritária da Federação, que possui outros nomes qualificados para a disputa, como dos empresários Álvaro Fernando (PT) e Tallysson Zebral (PT), que concorreram ao Executivo Municipal em 2020; da ex Vereadora Zilda Helena (PT), que concorreu a Deputada Estadual em 2022 e do ex Vereador Manoel Vespúcio (PT), que concorreu a Câmara Federal, além da Vereadora Damires Rinarlly (PV) e dos Vereadores, Professor Osvaldo Barbosa (PV) e Professor Eustáquio (PV).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade