7 de maio de 2024 02:12

Noite quente na política de Lafaiete e grupos sinalizam união de forças de esquerda

As eleições municipais somente acontecem em 6 de outubro de 2024, mas as articulações seguem intensas. Na sexta-feira (19), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), empossou em noite concorrida, que contou com presenças de lideranças de peso da política local, regional e estadual, o novo diretório da sigla, no Síder Clube no Bairro Carijós, em Lafaiete (MG). O encontro sinalizou uma possível união do campo de esquerda, centro esquerda e forças progressistas para 2024.

Mas o centro do evento, foi a pré-candidata, Neuza Mapa, empossada como a Presidente do PSB municipal. Em seu discurso, ela conclamou o protagonismo feminino na atividade política. “A mulher tem arrumar a roup,a cuidar da casa e dos fazere doméstico e após vai fazer política. São duas jornadas”.

A ex-deputada Elaine Matozinhos, salientou a força das mulheres na construação partidária. Mário Assad, Presidente do PSB em Minas, Kátia Gaivoto, Secretária Geral do PSB em Minas, e Giovane Dias-Secretário Geral do PSB, em Belo Horizonte, saudaram a nova formação do partido em Lafaiete hipotecando apoio da sigla a candidatura própria e chapa completa de vereadores.

Ex-prefeitos

O ex-prefeito de Lafaiete (2005/2008), Júlio Barros , hoje na Rede, pré-candidato, lembrou as conquistas de seu mandato ainda hoje referenciados no município, como a construção do Consórcio Ecotres, Universidade Aberta e analteceu a força regional criada à época que permitiram avanços. O xx-prefeito de Congonhas (2005/2012), Anderson Sabido (PDB), também pré-candidato, citou a criação do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Parapeba (Codap) cmo modelo de governança regional. “Os holofontes precisam ser não somente as cidades, mas a região como um todo, já que os municípios vivem desafios semelhantes. Esta visão foi uma conquista de um período e agora precisamos reconstruri um novo pacto regional”, reforçou.

O representante do diretório do PSB em Lafaiete, Capitão César, reforçou o papel da mulher na construção partdiária. “Se para o homem fazer política é díficl, imaginga para nós mulheres. A política é construída por pontes e aqui estamos nesta construção de um novo caminho para a Lafaiete e região”, citou. César lembrou um pouco da trajetória politica de Neuza Mapa, como candidata a prefeitura em Iteravva, candidata a deputada estadual e federal e em 2020 como candidata a prefeitura em Lafaiete chegando a 6.014 votos (9,90%). Marcaram presenças o Prefeito de Catas Altas da Noruega, Paulinho, e seu vice, Jarbas. Esteve presente também ao encontro, a produtora teatral, Rose Gomes, professora da língua portuguesa e criadora do PAI (Projeto de Aprendizagem Interativa) que será implantado em Lafaiete. PSB, Rede, PTB e outra siglas participaram do encontro político.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade