30 de abril de 2024 12:38

País ainda terá 5 feriados nacionais em 2023; veja calendário completo

Confira a seguir os próximos feriados nacionais e pontos facultativos deste ano e saiba a diferença entre eles.

Desde o início do ano, o calendário de feriados tem sido repleto de folgas prolongadas. O mês de abril foi generoso para os trabalhadores, e maio começou no mesmo ritmo, com o feriado do Dia do Trabalho no dia 1º.

continua depois da publicidade

Embora o final do mês não ofereça mais pausas desse tipo em dias úteis, a boa notícia é que o primeiro semestre ainda reserva uma oportunidade para uma folga no trabalho.

No próximo mês, o feriado de Corpus Christi, que sempre ocorre às quintas-feiras, cairá no dia 8 de junho. É importante lembrar que este dia é considerado ponto facultativo pelo governo federal. Após isso, serão três meses até o próximo feriado nacional no segundo semestre.

Qual a origem do Dia de Corpus Christi?

O Dia de Corpus Christi é uma celebração cristã que tem origem na tradição católica. A data é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes. A palavra “Corpus Christi” vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A origem da festividade remonta ao século XIII, mais precisamente ao ano de 1264, quando o Papa Urbano IV instituiu a festa em toda a Igreja Católica. A decisão foi tomada após uma visão milagrosa do padre belga Juliano de Cornillon, que alegou ter recebido revelações divinas sobre a necessidade de instituir uma festa em honra ao Corpo de Cristo.

Posteriormente, o Papa Urbano IV encomendou a São Tomás de Aquino a elaboração de textos litúrgicos específicos para a celebração de Corpus Christi. Desde então, a festa se tornou uma ocasião especial para os católicos expressarem sua devoção à Eucaristia, que é a crença na presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados durante a Missa.

No Brasil, o Dia de Corpus Christi é marcado por procissões solenes, nas quais os fiéis percorrem as ruas enfeitadas com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais, simbolizando o caminho que Jesus percorreu durante a Última Ceia. Esta celebração é uma oportunidade para os católicos demonstrarem publicamente sua fé na presença sacramental de Cristo na Eucaristia.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

A diferença entre feriado e ponto facultativo está relacionada ao caráter obrigatório ou opcional da folga para determinados setores ou indivíduos. Um feriado é um dia determinado por lei ou tradição em que há a suspensão das atividades de trabalho, geralmente em âmbito nacional, estadual ou municipal.

Durante os feriados, as empresas são obrigadas a conceder folga remunerada aos seus funcionários, e os serviços públicos essenciais continuam a funcionar em regime de plantão. Por outro lado, o ponto facultativo é um dia em que a folga é opcional e depende de decisões internas de órgãos públicos, empresas ou instituições.

Nesse caso, as empresas ou órgãos públicos podem optar por conceder ou não a folga aos seus funcionários, de acordo com suas próprias políticas e necessidades. Enquanto algumas empresas adotam o ponto facultativo e liberam seus funcionários, outras podem optar por manter as atividades normais nesses dias.

Feriados do segundo semestre de 2023

No segundo semestre, teremos os feriados da Independência (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro), que serão todos em quintas-feiras, proporcionando até 4 dias de folga para cada um.

O feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, será na quarta-feira. O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, não é um feriado nacional, mas é comemorado em muitas cidades, caindo em uma segunda-feira, oferecendo a oportunidade de folgar por 3 dias consecutivos.

Já as datas de véspera e dia de Natal (24 e 25) e véspera e dia de Ano Novo (31 e 1º de janeiro de 2024) também permitirão um descanso de 3 dias para aqueles que desejam aproveitar. As festas de fim de ano ocorrerão no domingo e na segunda-feira.

Confira abaixo o calendário completo:

  • 08/06/2023: Corpus Christi (quinta-feira) – ponto facultativo;
  • 07/09/2023: Independência do Brasil (quinta-feira) – feriado nacional;
  • 12/10/2023: Nossa Senhora da Aparecida (quinta-feira) – feriado nacional;
  • 28/10/2023: Dia do servidor público (sábado) – ponto facultativo;
  • 02/11/2023: Finados (quinta-feira) – feriado nacional;
  • 15/11/2023: Proclamação da República (quarta-feira) – feriado nacional;
  • 25/12/2023: Natal (segunda-feira) – feriado nacional.

FONTE CONCURSOS NO BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade