30 de abril de 2024 12:02

Dinheiro esquecido no PIS/Pasep é liberado para 10,5 milhões de pessoas

Aqueles que possuem saldo nessas contas têm a oportunidade de sacar o valor total até o dia 5 de agosto

Caixa Econômica Federal permitiu a retirada de R$ 25,4 bilhões de dinheiro esquecido nas contas do PIS/Pasep entre os anos de 1971 e 1988, beneficiando cerca de 10,5 milhões de trabalhadores.

Dinheiro esquecido no PIS/Pasep é liberado para 10,5 milhões de pessoas

Aqueles que possuem saldo nessas contas têm a oportunidade de sacar o valor total até o dia 5 de agosto.

Caso o titular das cotas tenha falecido, o saldo será disponibilizado aos seus herdeiros legais, ou seja, dependentes ou sucessores.

Os trabalhadores que exercem atividades com registro em carteira na iniciativa privada ou como servidores públicos no período de 1971 a 1988 têm direito de sacar os recursos das cotas, desde que não tenham tido o saque anterior. Após o dia 5 de agosto, os valores não retirados serão transferidos para o Tesouro Nacional. Ainda assim, os interessados ​​poderão solicitar esses valores à União em um prazo de até 5 anos.

Como consultar e sacar as cotas do PIS-Pasep

Para verificar e sacar os fundos das cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve consultar a disponibilidade de saldo através do aplicativo do FGTS. Segundo informações da Caixa, essas informações estarão na tela principal do aplicativo.

Para solicitar o saque, é necessário clicar na opção “Você possui saque disponível” e, em seguida, selecionar “Solicitar o saque do PIS/PASEP”. Na sequência, escolha a forma de retirada desejada (transferência para conta bancária ou saque presencial), verifique os dados pessoais e confirme a solicitação clicando em “Confirmar saque”.

O saldo pode ser depositado em qualquer conta bancária de uma instituição escolhida pelo trabalhador, sem nenhum custo adicional.

No caso de falecimento do trabalhador, o beneficiário pode acessar o próprio aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, selecionando depois “Outras Situações de Saque” e escolhendo a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. É necessário reunir os documentos necessários e confirmar a solicitação.

O saldo também pode ser depositado em qualquer conta bancária de uma instituição indicada pelo trabalhador, sem nenhum custo.

O aplicativo FGTS também oferece outros serviços, como consulta ao extrato e atualização de dados do trabalhador. Caso o trabalhador se enquadre em alguma das condições para saque do FGTS e possuía conta PIS-Pasep, o saldo dessa conta será liberado simultaneamente com o FGTS.

Em caso de dúvidas, os trabalhadores podem acessar o aplicativo FGTS ou entrar em contato pelos telefones 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (para demais regiões).

FONTE CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade