3 de maio de 2024 00:21

Intolerância: Moradores de prédio atacam congado com ovos

Um grupo de participantes da Festa do Congado, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi atacado com ovos por moradores de um condomínio, no domingo (9/7), no Centro da cidade. A agressão ocorreu quando o terno Moçambique Estrela Guia passava pela Rua Professor Pedro Bernardo e foi surpreendido com o ataque. 

Nas redes sociais, representantes do Moçambique Estrela Guia denunciaram e lamentaram a atitude ocorrida na festa cultural e religiosa, caracterizando como intolerância.O Congado é uma celebração de origem africana que tem forte tradição em Uberlândia. Entre os meses de julho e outubro, diversos eventos acontecem para celebrar a festa. 

No domingo, ocorreu a chamada celebração da Bandeira do Aviso, que marca a abertura do Congado. Os grupos participantes, chamados ternos, se reúnem na Igreja do Rosário para a benção das bandeiras. Posteriormente, todos saem pelas ruas da cidade com instrumentos musicais, tocando canções religiosas. 

“Galera, estou aqui para fazer um apelo. Viemos aqui dançar o nosso congo no Centro, só que o pessoal deste prédio aqui tacou ovo na gente. Isso é uma falta de respeito”, disse um dos tocadores do congo, nos stories do Instagram. Um Boletim de Ocorrências foi registrado e a Polícia Militar (PMMG) informou que a rua foi interditada para a passagem dos congadeiros, cerca de 400 pessoas no total, incluindo adultos e crianças. 

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Uberlândia, instituição que realiza a Festa do Congado, lamentou o ocorrido. 

A Polícia Civil (PCMG) informou que o caso está sendo investigado. 

  • EM

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade