30 de abril de 2024 11:40

Graças a Deus! Brasil não terá horário de verão

O Brasil não terá Horário de Verão em 2023. A decisão, confirmada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério de Minas e Energia, destaca que os dados apurados pelo Governo Federal não apontavam a necessidade de implantação do Horário de Verão.

“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo Ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do Horário de Verão”, detalha nota enviada à Itatiaia.

O ministério não deu detalhes sobre qual planejamento foi implantado. A Itatiaia entrou em em contato e aguarda posicionamento.

Em novembro do ano passado, o perfil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma enquete para saber o que as pessoas achavam da volta do Horário de Verão. Na época, o retorno do horário venceu com 66,2% contra 33,8% que não votaram pelo não. A plataforma computou 2.363.087 milhões de votos.

Fim do horário

O fim do horário de verão, ocorrido por meio do Decreto nº 9.772/2019, ainda no governo Jair Bolsonaro, teve por base estudos do Ministério de Minas e Energia (MME), com apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Os estudos mostraram que a medida deixou de produzir os resultados esperados, perdendo a razão de ser aplicada.”

Segundo o Operador, “não foi identificada economia significativa de energia, pois a redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã. “Com base nessas análises, o Ministério optou pelo fim do Horário de Verão, que segundo a pasta “não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência.”

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade