3 de maio de 2024 15:37

Agronegócios: cidades da região tem mais gado, galinhas e porcos do que gente, revela pesquisa

Barbacena é disparada a que tem a melhor produção em agronegócio; Piranga liderana em suínos; Barbacena em galin has e São João Del rei em rebanho de gado em mais de 25 cidades

As regiões das Vertentes, Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Inconfidentes têm em média 8 animais (gado, porcos, galinhas e frangos) para cada habitantes. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o chamado, “Censo dos Bichos”. Enquanto são mais de 765 mil habitantes há mais de 6,175 milhões em animais.

O Censo

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) fornece informações sobre os efetivos da pecuária existentes nos Municípios brasileiros na data de referência do levantamento, 31 de dezembro, bem como sobre a produção de origem animal e o seu respectivo valor no ano em questão.

A pesquisa constitui a principal fonte de estatísticas sobre o tema, não só para o planejamento público e privado desse segmento econômico, como também para a comunidade acadêmica e o público em geral.

Os dados são obtidos pela Rede de Coleta do IBGE, mediante consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária.

Bovinos

A cidade de São João Del Rei é a que mais tem rebanho de gado bovino na região em relação ao número de habitantes, entre mais de 25 pesquisadas, segunda por Barbacena e depois Entre Rios de Minas.

Suínos

Em relação a quantidade de cabeça de porcos e matrizes, Piranga é disparada a primeira da região, com uma população de animais, três vezes maior que segunda colocada, que é o município de Lagoa Dourada. Barbacena é a 3ª na região.

Galináceos

Barbacena desponta com mais de 3,1 milhões em galinhas e galos, seguida de Carandaí e Piranga.

Cenário no país
O Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país. É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países: 1,9 bilhão.

Esses rebanhos produzem muito do que comemos, bebemos e vestimos. Do gado, por exemplo, vem a carne e uma grande variedade de produtos, como biodiesel, fertilizantes, produtos de higiene e até gelatinas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade