30 de abril de 2024 08:36

Há quase 2 anos, moradores relatam insegurança e medo de casas serem engolidas por cratera; “fomos esquecidos”, desabafam

Eram por volta da noite do dia 8 de janeiro de 2022 quando iniciou o drama de diversas famílias que foram obrigadas a deixar seus lares em função de um desastre natural com a queda de um barranco de mais de 70 metros de profundidade interditando ao menos 5 residências na Rua Frei Leopoldo no Bairro Santa Efigênia em Conselheiro Lafaiete (MG).

A partir desta data iniciou o temor, a apreensão e a dor dos moradores em busca de uma solução, até então nos corredores da burocracia, para a contenção da cratera. Passado o terror inicial de possibilidade de novas quedas, o barranco aberto está ainda intacto e provoca medo e insegurança aos moradores. Desde então eles tentam em vão uma solução para o problema geológico com trincas que não para de abrir com a movimento do terreno.

Os moradores já tentaram de formas as formas agilizar a obra. Eles se mobilizaram, buscaram apoio junto aos vereadores, se reuniram com o prefeito Mário Marcus (União Brasil) e acionaram o Ministério Público. Até agora apenas conversas e promessas.

Ainda esta semana, o problema ganhou a mídia mineira com a exibição de uma reportagem na TV Bandeirantes, com mais de 3 minutos em que os moradores expõem a ansiedade e insegurança vividas há quase 2 anos. “Tomo remédio controlado e a chegada das chuvas aumenta minha ansiedade”, relatou turismólogo e moradora Renata Cordeiro. Já Vander Fernandes, cuja casa foi interditada, disse que continua morando no local por falta de moradia. “Para onde eu vou? Estamos apavorados e a mercê do poder público. Fomos esquecidos e parece que nem moramos em Lafaiete”, protestou.

A espera

Os moradores ainda nutrem esperanças que a obra saia do papel e restabeleça a dignidade e a segurança. Nossa reportagem procurou a prefeitura que informou que a obra está em fase de licitação.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade