27 de abril de 2024 16:47

ALERTA GERAL: Congonhas (MG) confirma 1º paciente com vírus dengue sorotipo 2 (DENV-2)

A vigilância epidemiológica informa que hoje foi realizado um alerta epidemiológico à toda rede de atendimento de nosso Município através de um documento direcionado ao Sr. Secretário e que de forma ilícita está sendo divulgado à sociedade para causar pânico e politicagem.
É papel da vigilância alertar qualquer situação de preocupação que possa causar doenças, surtos e epidemias à população, assim como informar seus parceiros e toda a rede de atendimento à saúde.
Como rotina monitoramos os vírus circulantes de Dengue e hoje descobrimos a presença de um novo sorotipo o DENV-2. Ele não está presente em nosso Município e foi adquirido por uma pessoa que viajou recentemente, um caso importado. Como os resultados são demorados, essa paciente se contaminou a aproximadamente um mês. A presença do vírus detectada no exame não significa que estamos com o vírus circulante em nosso Município, porém precisamos estar alertas e este foi o objetivo do comunicado. Continuaremos a rastrear os exames a fim de confirmar ou não a presença do mesmo em nossa sociedade.
Os cuidados, portanto, precisam ser constantes pela população. É preciso entender que o sorotipo DENV-2 está presente em algumas regiões do nosso estado e que é possível se contaminar com qualquer um dos quatro sorotipos, ficando imune se já tiver adquirido à doença apenas ao sorotipo que você teve contato. Como em Congonhas temos o DENV-1 circulante nos preocupamos com a inserção de um novo sorotipo, porém não se faz necessário causar pânico, uma vez que a rede está estruturada para o atendimento e identificação de sinais de alarme e complicações do paciente com Dengue.
​​​​Luciana de Fátima Gonçalves -Supervisora de área -Vigilância Epidemiológica

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade