2 de maio de 2024 04:24

6 Cidades mineiras onde faz frio pra chuchu

O outono é a transição entre o verão e a estação mais fria do ano. E aos poucos esta mudança climática faz com que as pessoas troquem as roupinhas leves do verão por roupas mais quentinhas, típica deste período de outono e inverno.

Em Minas Gerais o clima sofre variações de acordo com a cidade, sendo a localização geográfica e a altitude destes municípios fatores que afetam diretamente a temperatura. E mesmo algumas cidades fazendo os visitantes baterem o queixo, este clima de temperaturas mais baixas atrai os turistas.

Separamos algumas cidades que são conhecidas por fazerem frio pra chuchu  em Minas Gerais. Confira!

Alagoa

A pequena cidade de 2,7 mil habitantes, no alto da Serra da Mantiqueira, poderia até passar despercebida, mas o município atrai visitantes com a lendária receita de queijo parmesão, que é fabricado exclusivamente ali e que recebe o mesmo nome do município. Localizada a 1.100 metros de altitude, acessada por ruas estreitas, a cidade de Alagoa atrai turistas que desejam curtir um friozinho degustando os deliciosos queijos.

Vista da Serra, em Alagoa | Foto: Osvaldo Barros / Queijo d’Alagoa

Barbacena

O frio e o nevoeiro são comuns na cidade das rosas. Situada a 1.160 metros de altitude, ao passar por Barbacena a diferença de temperatura é bastante nítida quando comparada com as outras cidades ao redor. O clima ameno no município faz a temperatura dos termômetros oscilarem bastante. Quando for visitar a cidade, é bom garantir o seu agasalho.

Bueno Brandão

Também situada no sul de Minas, e do alto dos seus 1.204 metros de altitude, Bueno Brandão possui características semelhantes a das outras cidades desta região. Com temperaturas mais amenas, a dica é aproveitar para se aquecer com muita adrenalina. No Parque dos Sonhos, por exemplo, o destaque é a tirolesa voadora, na qual o visitante vai deitado de bruços e cabelos ao vento.

Extrema

Na divisa com São Paulo, com altitude de 935 metros, na Serra da Mantiqueira, Extrema tem cinco rotas turísticas para entreter os visitantes, que incluem visitas a cachoeiras, subidas a pedras gigantes e passeios a ateliês de arte e alambiques. Os aventureiros ainda têm a possibilidade de praticar rafting e voo livre. Os esportes ao ar livre são bons para movimentar o corpo e não passar frio na cidade.

Gonçalves

Encravada no alto da Serra da Mantiqueira, com altitude de 1.350 metros, Gonçalves é um destino que aparece cada vez mais na rota dos turistas. O centro da cidade concentra cafés que ajudam a aquecer o corpo e encarar o frio. Nos arredores é possível apreciar as belezas naturais do município, as cachoeiras e os mirantes. É uma boa pedida para casais que procuram um destino de inverno para curtir bem juntinhos.

Serra em Gonçalves | Foto: Marden Couto / Turismo de Minas

Maria da Fé

Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas, com elevação de 1.250 metros. O município possui clima serrano e muita tranquilidade, além de ser reconhecido pela produção de azeite. O local é ideal para os amantes do inverno, já que as temperaturas caem bastante, inclusive registrando marcos negativos.

Estação em Maria da Fé | Foto: Marden Couto/TurismodeMinas

Você já encarou o frio de algum destes destinos? Conta pra gente nos comentários!

FONTE TURISMO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade