30 de abril de 2024 21:15

O dia em que no novo Rei da Inglaterra, Charles III, visitou Açominas e foi homenageado com uma escultura

Com a morte da Rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8), quem assume o trono é príncipe Charles. Primogênito da monarca, ele ocupa o trono após o reinado mais longo da história do Reino Unido, que durou mais de sete décadas. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o novo rei se chamará Charles III. Ele já fez seu primeiro pronunciamento.
Por ser o primogênito, Charles era o primeiro na linha de sucessão ao trono. Depois dele, está o seu filho mais velho, o príncipe William; na sequência, vem primogênito de William, o príncipe George. Agora, o novo rei deve participar de uma audiência com a primeira-ministra e realizar um pronunciamento à nação, além de viajar pelo Reino Unido.

Visita a Ouro Branco

O que tem haver a região com o novo Rei, Charlles III? Na primeira quinzena de março de 1978, o Príncipe visitou o Brasil e esteve em Ouro Branco na Siderúrgica Açominas, quando foi homenageado com um molde sua mão e de sua assinatura em bronze em escultura feita pelo artista Paulo Marques.


Veja a reprodução texto do extinto jornal “O Processo” da segunda quinzena de março.

“O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico chegou na Base Aérea de Belo Horizonte, vindo de São PauIo. No dia 12, um domingo, de 1978, a Majestade foi recepcionada pelo governador Aureliano Chaves e pelo prefeito de Belo Horizonte, Luiz Verano. Em seguida o príncipe e sua comitiva partiram de automóvel para as instalações da Açominas em Ouro Branco. Lá. eles foram recepcionados pela diretoria da empresa, na Fazenda da Açominas.
O presidente falou sobre a usina e levou os visitantes até a usina onde foram confeccionadas a moldagem da mão do Príncipe de Gales e ele assinou em um monumento. Foram ao mirante para visão geral da usina retornaram à fazenda.
A tarde o príncipe e sua comitiva almoçaram com o governador Aureliano Chaves e com os diretores da Açominas. Em seguida, estava em seu programa partir para Congonhas, mas ele alegou que estava cansado, não cumprindo assim, a visita. Em Congonhas ele iria visitar o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, os profetas em pedra sabão e as capelas do Passo da Paixão. Mas da Açominas o Príncipe de Charles foi para a base aérea de Belo Horizonte. de onde embarcou para Brasília. Além de sua comitiva, acompanharam Sua Alteza Real à Açominas, o governador Aureliano Chaves, o vice-governador, o embaixador da Grã Bretanha, o prefeito de Belo Horizonte, o secretário de Estado do Governo, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo, o cônsul da Grã Bretanha em Belo Horizonte, o chefe do Departamento Comercial da Grã Bretanha, dois diplomatas, o chefe do gabinete militar do Governador, e o assessor para assuntos internacionais e o diretor do cerimonial do governador”.

Molde da mão e assinatura do Princípe Charles, em bronze, para a Açominas, em Ouro Branco, MG.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade