1 de maio de 2024 23:52

São Bartolomeu inaugura presépio comunitário e dá boas-vindas ao Natal

Distrito da histórica Ouro Preto chega à quarta edição do presépio ‘Eu sou a luz do mundo’, inspirado na vida rural e nas tradições locais

Os moradores do pequeno e aconchegante distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, dão as boas-vindas ao espírito natalino na noite desta terça-feira (6/12). A vila inaugurará a quarta edição do Presépio “Eu sou a luz do mundo”, que aos poucos tem se tornado uma tradição local para os 730 habitantes.

Reforçando o estilo de vida rural e comunitário do povoado localizado a 18 km da histórica Vila Rica, a celebração do nascimento de Jesus em 2022 vai receber peças confeccionadas em tecido americano cru bordado e ornamentado pelos próprios moradores. “Em um distrito tipicamente rural as pessoas não recorrem à indústria e isso reflete na produção de artesanatos”, ressalta a colaboradora Simone Neves.

O presépio instalado na Capela de São Francisco de Paula, no topo de um outeiro no cemitério local, foi inspirado na vida do distrito, famoso pela produção de doces artesanais – em especial a goiabada -, pelo casario do século XVII e pelas belezas naturais do arredor.

Presépio está instalado na Capela de São Francisco de Paula(foto: Giselle Rocha/Divulgação)

Em 2021, o estilo de vida charmoso levou São Bartolomeu a ser uma das três localidades brasileiras a concorrer ao posto de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, em escolha da Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

Força Comunitária

Desde 2019, as peças são feitas em sua totalidade pelos moradores. Com reuniões de planejamento desde outubro, a comunidade optou por fazer do tema o bordado. “A ideia não é contratar um artista para fazer o presépio. É fazer com que as pessoas da comunidade criem e desenvolvam o nosso natal. É um trabalho comunitário mesmo”, frisa Simone.

No primeiro ano do presépio, a comunidade confeccionou peças em argila, tingidas com pigmentos naturais. Em 2020 foram usadas folhas de palmeiras e cascas do entorno da capela e seu jardim. Em 2021 foram utilizadas sementes.

Presépio é feito com o esforço comunitário; na foto as peças de 2021(foto: Giselle Rocha/Divulgação)

Além do presépio, as casas da rua central do distrito recebem guirlandas feitas com restos de folhas e cipó pelos moradores e recebem, além de uma iluminação especial junto da capela que reforça o espírito natalino.

No evento que começa às 20h desta terça (6/12) ainda está prevista uma benção ao presépio, com apresentações da Banda do Rosário de Ouro Preto e do coral das crianças da escola local, bem como a partilha de um bolo confeitado. A atração poderá ser visitada até o dia 5 de janeiro, de 10h às 20h.

FONTE ESTADO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade