5 de maio de 2024 15:58

Oficinas gratuitas de artes visuais do projeto “Por um mundo melhor” beneficiaram 30 adolescentes e jovens de Entre Rios de Minas

Com patrocínio do J.Mendes, as ações foram realizadas de 10 de agosto até dia 30 de novembro, todas as quintas-feiras na Escola Estadual Pedro Domingues, em Entre Rios de Minas, em Minas Gerais.

60 adolescentes e jovens de Entre Rios de Minas participaram das oficinas de Artes e Moda Ecológica “Por um mundo melhor”

De 10 de agosto até dia 23 de novembro de 2022, as oficinas gratuitas de artes visuais doprojeto“Por um mundo melhor” reuniram 60 adolescentes e jovens na Escola Estadual Pedro Domingues, em Entre Rios de Minas, em Minas Gerais. E no dia 30 de novembro de 2022, foram realizadas palestras dos temas “Desenho” e “Pintura”.

As coordenações das oficinas foram realizadas pelas responsáveis e especialistas: Raquel Magalhães, nas áreas de desenho, pintura e escultura, e Gigi Nogueira, nas áreas de fotografia para as redes sociais e moda ecológica.  As responsáveis também desenvolveram os materiais pedagógicos de apoio aos participantes.

As ações tiveram como objetivo inspirar adolescentes e jovens a expressarem suas ideias através da arte, além de inspirar o gosto pela economia criativa, a reflexão sobre como o desenvolvimento de iniciativas de conscientização pode contribuir para a limpeza e despoluição das cidades, inspirar ações de preservação do meio ambiente, além de incentivar melhorias na própria escola e no bairro.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto consiste em oficinas de artes visuais gratuitas realizadas em escolas públicas ou instituições sem fins lucrativos, para o público infanto-juvenil ou adolescente. Ao final de cada oficina, é realizada uma mostra final dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos jovens participantes.

No encerramento das oficinas, os participantes e arte educadores promoveram uma mostra expondo todas as obras, projetos e trabalhos promovidos ao longo das ações.

Nesta cidade, o projeto é patrocinado pela J.Mendes, empresa com unidades em Minas Gerais, que se preocupa com a responsabilidade social e sustentável. Por isso apoia ações como esta, que potencializam a transformação local através da cultura.

“Desde sua fundação, a J. Mendes preza por uma gestão corporativa responsável e ética, fundamentada no respeito às pessoas e ao meio ambiente, comprometida, sobretudo, com o progresso do País”, comenta a empresa.

Sobre a J.Mendes: Com 56 anos de trajetória, a J. Mendes é uma empresa mineradora que, ao longo de sua operação, ampliou seus negócios voltando sua estratégia aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Com constantes investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, a J. Mendes está entre as empresas mais reconhecidas do Brasil.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). As oficinas são patrocinadas pelo J.Mendes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade