3 de maio de 2024 03:01

Frentista planta horta em posto, distribui aos carentes e incentiva a produção de verduras

Os bons exemplos transformam a sociedade. Aos 48 anos, Eleir José Narciso usa o próprio espaço onde é funcionário para promover bem comum e espalhar bons hábitos alimentares. Depois de implantar seu projeto em um posto na Avenida Telésforo Cândido de Resende, o frentista inovou e agora está na Praça da Bandeira, em Lafaiete. Casado, tem duas filhas ele mora no São Dimas. Nas horas de folga trabalha como garçom e outras atividades como complemento salarial.

Há cerca de 6 meses, ele plantou no posto uma horta em um pequeno espaço, mas capaz de atrair curiosos como também pessoas interessadas em conhecer de perto o belo canteiro onde vicejam alface, cebolinha, almeirão, mostrada e outras verduras de épocas como beterraba, cenoura e pimentão. Para manter a plantação bem cuidada, ele tem a colaboração de colegas de trabalho e conta com doações de esterco de produtores rurais.
Eleir relatou a nossa reportagem que a ideia de criar o canteiro começou quando observou no posto um pequeno espaço ainda não aproveitado. “Eu trabalho de pedreiro e faço de tudo um pouco. Em casa eu tenho uma horta onde planto de tudo. Então resolvi levar umas mudas diversas e iniciar o canteiro”, contou.
Eis que no posto ele encontrou o espaço para plantar verduras. Do patrão, ganhou o incentivo. Eleir distribuiu a produção com pessoas carentes que passam no local. Mas seu principal objetivo é incentivar a alimentação saudável de produtos sem agrotóxicos como também mostrar que em um apartamento também é possível produzir algumas hortaliças.

Ele contou que diversos clientes pedem mudas e orientações para o plantio em pequenos espaços e até mesmo em quitinetes. “Um pequeno vaso, uma lata ou um pneu é possível plantar diversas verduras. Eu incentivo as pessoas a adotarem esta prática saudável. Muitos clientes me pedem orientações e eu explico como deve ser o plantio. E funciona. Muitos que ensinei já colheram boas verduras em suas casas”, afirmou.
Ao longo do ano, o plantio no posto varia de acordo com as verduras de épocas. Até mesmo morango já foi colhido. “Todos que passam aqui admiram meu trabalho e minha dedicação. Eu retribuo doando hortaliças”, observou o frentista.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade