2 de maio de 2024 11:40

Embaixadora do Reino Unido no Brasil fará passeio de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes nesta quinta-feira

A Maria Fumaça é a mais antiga em operação no Brasil e foi inaugurada por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881

A Maria Fumaça, administrada pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – e que atrai turistas do Brasil e do mundo, na próxima quinta-feira, 23 de fevereiro, terá como convidada a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, que estará com sua família, conhecendo a história da região. Designada pelo Rei Charles III, ela é a primeira mulher a chefiar a missão do Reino Unido no Brasil. 

A diplomata conhecerá as estações ferroviárias e embarcará no trem turístico especialmente programado para recebê-la de São João del-Rei com destino a Tiradentes, no Campo das Vertentes (Minas Gerais). Ela fará uma verdadeira viagem pela história e cultura ferroviária de Minas Gerais. Isso porque a Maria Fumaça, que é a mais antiga em operação no Brasil, proporciona 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX.

O Gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, falou sobre a importância da visita desta quinta-feira. “Ter uma diplomata na nossa região é extremamente importante. Fazendo a divulgação na nossa região para o Reino Unido, na Inglaterra, e na Europa como um todo. Com certeza, essa visita vai fazer com que a gente tem uma visibilidade turística e cultural ainda maior, e com capacidade para atrair mais investimentos”.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

O Circuito da Trilha dos Inconfidentes

Fundado em 28 de agosto de 2000, o nome se deu em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. Além do Circuito Raízes da Marcha, o Circuito Trilha dos Inconfidentes conta também com outras rotas: Caminhos de São Tiago, Rota das Estações e Rota do Queijo Terroir. As cidades que abrangem o Circuito fazem parte da história da independência do país. Ao todo, 26 municípios fazem parte da entidade. São eles:

Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso,Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes. As características da região proporcionam uma infinidade de atrativos que vão desde passeios históricos, passando pelo ecoturismo, o turismo de aventura, turismo rural e tendo a cozinha mineira como principal elo entre os atrativos do estado.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade