3 de maio de 2024 06:23

Confirmada pela Secretaria de Saúde de Minas primeira morte por febre amarela em 2023

Uma pessoa de 41 anos morreu por febre amarela em 2023 em Minas Gerais. Esse é o primeiro caso da doença no estado desde 2018. A morte aconteceu no dia 23 de fevereiro, porém, foi confirmada ontem (15) pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A vítima era um homem, trabalhador rural, que morava em Monte Santo de Minas. Ele tinha histórico de viagem para São Paulo antes do início dos sintomas e não se sabe se ele havia tomado a vacina contra a doença. Foi aberta uma investigação para saber onde ele foi infectado. Em São Paulo, há confirmação de caso humano de febre amarela no mês passado.

Entre as ações que serão tomadas pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais está a intensificação da campanha de vacinação. Atualmente, a cobertura vacinal para crianças com menos de um ano é de 74% em Minas Gerais. Em Barbacena, o número é bem menor, apenas 37,95% dos menores de um ano foram vacinados contra Febre Amarela. Os dados da SES-MG são referentes a 2022.

A primeira dose da vacina contra a febre amarela deve ser aplicada aos nove meses de vida. Aos quatro anos, as crianças devem receber um reforço do imunizante. Porém, pessoas entre 5 e 59 anos que não tenham se vacinado ou que não tenham comprovante de vacinação devem receber uma dose da vacina. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Fonte: Tribuna de Minas e SES-MG

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade