30 de abril de 2024 10:31

Museu Céu Aberto em Lafaiete

Por João Vicente

Museu Céu Aberto é um projeto cultural que tem como objetivo transformar a paisagem urbana de uma cidade em um museu de arte ao ar livre. A ideia é que muros, paredes e prédios abandonados sejam revitalizados por artistas locais ou mesmo internacionais, com obras de arte que transformem a cidade em um espaço mais bonito, criativo e diverso.

O Museu Céu Aberto pode funcionar de diversas formas e ser implementado em diferentes locais, como viadutos, muros de escolas e hospitais, praças públicas, estacionamentos, entre outros. A escolha dos artistas e das obras deve ser realizada de forma democrática e aberta à participação da comunidade local.

Além de embelezar a cidade, o Museu Céu Aberto também tem como objetivo promover a educação e a cultura, tornando acessível para toda a população o contato com obras de arte. Para isso, podem ser realizadas visitas guiadas, atividades educativas e oficinas artísticas.

O Museu Céu Aberto é uma iniciativa que une arte, cultura e cidadania em um projeto transformador, que pode contribuir para a revitalização de espaços públicos e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na área urbana.

Praça Barão de Queluz

Foto: Fabio Maia/Circuito vilas e Fazendas

 Praça Barão de Queluz é um dos principais pontos turísticos de Conselheiro Lafaiete, localizada no centro histórico da cidade. A praça recebeu este nome em homenagem ao Barão de Queluz, Joaquim Lourenço Baeta Neves, Tenente-Coronel da Guarda Nacional.

A Praça Barão de Queluz abriga monumentos e placas alusivas à história do povoamento, de acontecimentos históricos e pessoas ilustres com destaque para o Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira.

Conhecido no passado como Largo da Matriz, Jardim de Areia, a Praça Barão de Queluz foi palco da Batalha de Queluz vencido pelas tropas dos rebeldes liberais no movimento político e armado conhecido na histografia brasileira de “Revolução Liberal de 1842”, episódio que teve lugar nas Províncias de Minas Gerais e São Paulo.

 Um dos destaques da praça é o Chafariz, construído em 1881 e o monumento dedicado ao Lafayette Rodrigues Pereira, o Conselheiro do Imperador D.Pedro II. O local foi palco da Batalha de Queluz, conflito armado entre as tropas legalistas e os revoltosos liberais, ocorrida em 26 de julho de 1842.

Museu Ceu Aberto: Praça Barão de Queluz, palco da Batalha de Queluz

Monumento do  Conselheiro Lafaytte e o Chafariz na Pça Barão de Queluz

Palco da Batalha de Queluz, a Praça Barão de Queluz é um espaço publico que pode abrigar o primeiro museu céu aberto do Brasil sobre o Movimento Revolucionário de 1842, episódio que ocorreu no século XIX e que abalou a Província de Minas Gerais. O projeto de transformar a praça no museu céu aberto surgiu em 2011 com o projeto cultural “Memória Viva de Queluz”- que na época comemorou os 169 anos da Batalha de Queluz com atividades culturais no evento intitulado de “1ª Mostra do Movimento Revolucionário de 1842 – Batalha de Queluz”, quando os seus organizadores apresentaram a proposta a comunidade lafaietense.

Foto: Participação do IHGMG no evento alusivo a presença de Queluz no Movimento Revolucionário de 1842. Destacamos a presença do Desembargado Juiz Dr. Marco Brant e da historiadora e pesquisadora da história de Queluz, a educadora D.Avelina Noronha.

Na verdade a proposta recebeu apoio de muita gente que lida com cultura, inclusive de autoridades do judiciário estadual, do poder legislativo e executivo lafaietense. Só que até hoje a ideia não foi para frente. Falta vontade política dos gestores públicos em implementar um projeto cultural de baixo custo e de valor histórico imprescindível para a memória cultural da nossa cidade. Enfim, continuo acreditando  que um dia a Praça Barão de Queluz é um dos principais pontos turísticos de Conselheiro Lafaiete, localizada no centro histórico da cidade, realmente se transforme no primeiro –“ Museu Céu Aberto do Movimento Revolucionário de 1842.”

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade