3 de maio de 2024 00:42

De pastel a pão com linguiça, cidades participam do 1º Festival Sabores da Montanha

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que começa a partir desta sexta-feira (2), oferecerá ao público sul-mineiro e paulista uma extensa diversidade gastronômica até o fim do próximo mês. No evento, haverá desde pratos mais simples e tradicionais, até os mais refinados com requintes de luxo.

O festival tem programação até 30 de julho. No Sul de Minas, há pratos de cidades como Poços de Caldas, Andradas e Maria da Fé. (Veja mais abaixo)

O evento reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha. Segundo a organização, pelo menos 56 estabelecimentos já se inscreveram para o festival, sendo 24 restaurantes do estado de São Paulo e 31 do estado de Minas Gerais.

O evento promete ir além de divulgar a gastronomia típica da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais para valorizar as raízes centenárias da culinária regional.

De pastelaria a vinícola premium, 1º Festival Sabores da Montanha terá diversidade gastronômica — Foto: Divulgação

Participantes

Os restaurantes e similares vêm caprichando nas receitas dos pratos que participarão do festival. Muitos deles acabam mantendo a tradição da culinária típica caipira. Outros, no entanto, vêm dando um toque contemporâneo à comida mineira. Ou o inverso, dando um toque mineiro à gastronomia contemporânea.

Em Maria da Fé (MG) é produzido o azeite Monasto. Usando o ingrediente, a chef Anna Luiza Peixoto criou um prato “Aconchego Mineiro” com o prime rib suíno grelhado e introduziu insumos frescos encontrados na região para adaptar a iguaria à culinária típica regional.

Outro prato feito na região é o Bufallo Wings, preparado em Andradas (MG) para o festival. O tradicional petisco americano é produzido com asinha de frango assada, coberta com olho bufallo agridoce e levemente picante.

Pão com Linguiça e Queijo da Charcutaria Caldense, de Poços de Caldas (MG) — Foto: Divulgação

Também em Andradas, uma pastelaria do Mercado Municipal preparou para o festival o ‘Gaúcho Brabo’, um prato com 10 pasteizinhos recheados com costela bovina desfiada servidos com uma suculenta geleia de pimenta e maionese especial da casa para o recheio.

Uma charcutaria de Poços de Caldas (MG) inscreveu um ‘Pão com Linguiça’ no festival, pois é uma iguaria que representa uma das tradições mineiras. Tudo é montado na baguete com crosta do queijo, acompanhado molhos vinagrete ou chimichurri.

SERVIÇO

  • 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA
  • Início: 2 de junho de 2023
  • Término: 30 de julho de 2023
  • Informações: (11) 95435-3665
  • www.saboresdamontanha.com.br

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade