1 de maio de 2024 21:23

Campanha Outubro Verde: combate à Sífilis e à Sífilis Congênita

A campanha Outubro Verde é de grande importância para a saúde pública, e foi lançada mediante a Lei Nacional nº 3.430/2017, que instituiu o terceiro sábado de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.
A mobilização visa enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como infecção sexualmente transmissível, especialmente na gestante e parceiro sexual, durante o pré-natal.

FORMAS CLÍNICAS DA DOENÇA

Apesar de ser silenciosa (assintomática) na maioria dos casos, a infecção pode se apresentar nas mais variadas formas clínicas como: sífilis primária (úlcera que geralmente não dói, não coça e não tem pus), secundária (caraterizada por manchas no corpo), terciária (apresenta lesões na pele, nos ossos, cardiovasculares e neurológicas), sífilis latente (não aparenta sinais ou sintomas) e a forma congênita (transmitida à criança durante a gestação).

PREVENÇÃO

O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é a medida mais importante de prevenção à sífilis, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível – IST. O acompanhamento e tratamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade, contribui para o combate da sífilis congênita.
Fazer os exames de sífilis também é uma forma de prevenção, pois em caso de resultado reagente, o tratamento deve ser seguido corretamente, interrompendo a cadeia de transmissão para outras pessoas e impedindo a transmissão para o bebê. É fundamental tratar parceiros e parceiras sexuais que apresentaram os exames reagentes.

TESTAGEM

Em todas as Unidades de Saúde possuem testagem rápida para sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis e no Centro de Promoção da Saúde, que fica na Av. Dom Pedro II, 190 – São Sebastiao. Para mais informações e agendamentos ligue 31 99239-3409.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade