1 de maio de 2024 16:55

Qual a Reação do Brasil Após o Vazamento de Dados de Milhões de Cidadãos?

Imagine você sentado na sua mesa de trabalho e receber um email anunciando que sua conta foi bloqueada e seus dados vazados online. Imagina a sua empresa ter prejuízos de milhões de reais por conta de informações confidenciais compartilhadas em nuvem de redes suspeitas e fraudulentas. Agora, se você imaginou e achou que se tratava apenas de uma história fictícia, saiba que isso aconteceu de verdade no Brasil recentemente.

E o que mais impressiona é que dados vazados em 2021 continuam circulando na internet em pleno 2024! E ninguém tem controle sobre isso. Agora, caso você pense em se proteger para não ter quaisquer problemas no futuro, umas das soluções práticas e eficientes é ter uma VPN. Com uma VPN baixar material da internet acaba sendo mais seguro para transmitir dados e informações importantes entre empresas e clientes.

Em meio a toda essa confusão, uma pergunta que fazemos é: qual foi a reação de milhões de brasileiros ao saberem que seus dados foram vazados na internet? Se isso já aconteceu alguma vez com você, como você reagiu a esse problema gigante? Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o tema.

O Megavazamento de 2021

Não existem garantias até hoje de que informações do megavazamento de 2021 como dados bancários, pessoais e jurídicos tenham sido recuperados para nunca mais serem usados. Isso é algo que não se pode controlar, principalmente número de CPF e telefone.

Os dados estavam armazenados num mecanismo de busca online semelhante ao Google que se chama Elasticsearch. E o que aconteceu foi que o vazamento se deu em um setor público do site, ou seja, qualquer pessoa (e aqui estão incluídos os agentes maliciosos e hackers em potencial) poderia ter acesso e fazer o que bem entendesse.

Como as informações vazadas não estavam diretamente atreladas a nenhuma empresa ou organização pública ou jurídica, não foi possível avaliar e nem perceber a fonte correta do vazamento. Só se sabe que milhões de brasileiros tiveram números de identidade, CPF e contas bancárias expostas online.

Recuando a janeiro de 2021, a empresa de cibersegurança PSafe veio relatar um vazamento de dados, que afetaria mais de 200 milhões de pessoas. Muitos números vazados até foram confirmados de serem pertencentes a pessoas já falecidas. Este foi o mais grave caso de vazamentos de dados de instituições públicas no país.

Pesquisas revelam ainda que o país é líder no ranking de vazamento de dados de 2023. E ao que tudo indica, também será líder em 2024. Nomes completos, emails, senhas, endereços… nada escapa aos olhos dos hackers que instalam vírus com extrema facilidade e são capazes de roubar esses e outros dados online.

Para se ter uma ideia, o Brasil superou países como:

  • Estados Unidos
  • India
  • Indonésia

E as principais empresas com o maior número de registros expostos são a Google, Youtube e Microsoft. E essas empresas também são as mais buscadas pelos cibercriminosos online.

Por isso, especialistas esperam reforçar através dos seus canais e vídeos na internet a importância de se ter atenção em:

  • Realizar downloads
  • Armazenar dados no seu navegador

Prefira sempre sites e lojas de aplicativos oficiais para fazer downloads de apps e outros recursos. Evite, dessa forma, links patrocinados que acabam aparecendo no topo das ferramentas de buscas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade