23 de junho de 2024 16:53

Brasileiro quebra recorde mundial ao torcer o pé a 210 graus

O homem flexível tem quatro Guinness World Records e ao realizar o novo feito tornou-se o primeiro no mundo a alcançar uma rotação superior a 180 graus

O brasileiro Renato Bayma Gaia quebrou o recorde mundial de maior rotação de pé ao girá-lo a 210,66 graus, superando o anterior em 28,63 graus. Ele realizou o feito para homenagear uma lenda nativa e seu time de futebol favorito, de acordo com publicação em 29 de maio do Guinness World Records.

Renato descobriu sua habilidade de torcer os pés há 30 anos. “Eu não pratiquei nada”, disse ele e complementa que “é uma habilidade natural.”

Anteriormente três homens, dois americanos e um inglês, já detiveram este recorde, mas Renato é o primeiro a alcançar uma rotação superior a 180 graus. A marca do feminino é de 171,4 graus por Kelsey Grubb, do Novo México, nos Estados Unidos (EUA).

Ele alega que realizou o feito para homenagear o Curupira, personagem folclórico nacional que possui pés virados para trás com o objetivo de criar pegadas enganosas para caçadores e viajantes. “Ele pode vencer qualquer super-herói do mundo”, diz o recordista.

Renato girando o pé a 210 graus — Foto: Guinness World Records

Além do desejo de representar o seu time favorito, SE Palmeiras, conhecido como o “time da virada”, e seus times favoritos dos EUA: Philadelphia Eagles, Charlotte Hornets, Chicago Cubs e Pittsburgh Penguins.

Maior ângulo de rotação do pé

Quebrar o recorde não é fácil e tem algumas regras: começar com os pés juntos, voltados para a frente, girar um pé mantendo o calcanhar ou os dedos imóveis enquanto uma mulher mede a rotação do pé, não pode usar as mãos ou dispositivos e nem mudar a direção da parte superior do corpo. Por último, a pessoa deve permanecer em pé por pelo menos 10 segundos após girar o dorso.

Renato também possui outras habilidades de flexibilidade e detém agora quatro títulos do Guinness World Records, e planeja defendê-los com tenacidade. Em 2023, ele bateu dois recordes no mesmo dia com a língua: mais toques de língua no nariz em um minuto (334) e o tempo mais rápido para remover cinco blocos de Jenga com a língua (7,38 segundos), e com o tempo mais rápido para derrubar 10 livros (6,94 segundos).

FONTE REVISTA GALILEU

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade