30 de abril de 2024 15:18

Cidadania, renda e meio ambiente: entidades vão ampliar coleta seletiva em Lafaiete

Representantes das entidades de catadores de lixo durante reunião da Famocol/CORREIO DE MINAS

O município de Conselheiro Lafaiete conta atualmente com 3 associações de reciclagem  Asmarcol, Ascopre e Ascol a coleta seletiva este ano irá  estender sua cobertura em pelo menos mais 25 novos bairros. Esta foi a novidade que a engenheira ambiental da Prefeitura de Lafaiete, Paula Thamires, adiantou às lideranças comunitárias presentes a reunião mensal, no Solar do Barão do Suassuí, da Federação das Associações de Conselheiro Lafaiete, a Famocol.

Cada tonelada de lixo reciclada que deixa entra no aterro sanitário regional gera uma economia de cerca de R$75,00 aos cofres públicos.  E o meio ambiente agradece.

A cidade produz diariamente em média de 75 a 80 toneladas e apenas 2 toneladas/dia é reciclada. O carro chefe do reciclado é papelão que chega a 87% de todo o volume produzido. Isso explica que a economia da cidade é voltada para o comércio.

Cada entidade trabalha em uma área da cidade, sem interferências, gerando renda a aproximadamente 45 famílias de catadores, coma ampliação da coleta este numero poderá atingir a 75 famílias que viverão desta renda . Isso sem contar os catadores avulsos que também atuam informalmente na coleta seletiva.

Mas atingir este objetivo e meta o trabalho de conscientização e mobilização dos lafaietenses, para separação de seu lixo em casa (secos e úmidos) é árduo e muitas das vezes encontra resistência cultural já que obriga às mudanças de hábitos.

Todo o bairro após a implantação da coleta passa por uma  ampla mobilização explicar a importância da coleta seletiva e seus reflexos ambientais, sociais e econômicos na vida do município. “Uma ampla ação de mobilização antecede a implantação da coleta. A comunidade tem de abraçar o projeto e ser parceira dos catadores”, apontou Thamires que reforçou o papel dos presidentes de associações na ampliação da coleta seletiva nos bairros.

Todo o lixo recolhido na coleta seletiva é levado para o Centro Municipal de Reciclagem localizado no Bairro Lima Dias II, construído pela Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e verba destinada por multas e compensações do Ministério  Público.

Exemplo

O Bairro Recanto dos Colibris é hoje um modelo de mobilização em torno da limpeza. A coleta seletiva foi implantada há quase um ano através do acompanhamento e diálogo. Houve a mobilização entre a Ascol, associação do bairro e moradores na cooperação pelo novo modelo de recolhimento do lixo com um amplo trabalho de conscientização. O presidente da associação, Marco Antônio, prestou um depoimento sobre o trabalho exemplar desenvolvido no bairro modelo para Lafaiete.

Novas lixeiras

A prefeitura realiza nos próximos dias um chamamento público para a contratação de uma empresa para instalação de pelo menos 250 lixeiras no perímetro urbano. A contrapartida é a exploração da publicidades das lixeiras.

 Nos dois primeiros processos não apareceu empresa que se candidatasse a prestar o serviço .

Lixão e usina de rejeitos da construção civil

Criado há mais de 17 anos, o antigo lixão foi desativado em agosto de 2014, um dia antes do prazo final para sua extinção. Atualmente o local é destinado para recebimento somente de resíduos da construção civil, poda de arvores e capina. O antigo lixão possui projeto de recuperação aprovado pelos órgãos ambientais para captação de recursos estaduais/federais para execução do mesmo.

Um dos projetos ambiciosos é o reaproveitamento dos resíduos da construção civil que poderia reabastecer como matéria a construção de casas populares e ou até mesmo a fábrica de manilhas da prefeitura de Lafaiete.

Outros temas

O secretário de obras e meio ambiente, Marcelo Magno Sana, e chefe de serviços, Cláudio Quirino, marcaram presenças a reunião e responderam perguntas dos líderes comunitárias. Os representantes receberam cobranças de capina, conservação de estradas e serviço de ampliação de rede elétrica.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade