10 de setembro de 2024 05:11

Obras sacras: quadrilhas voltam a roubar igrejas históricas na região

Depois de dois sucessivos assaltos a templo em Catas Altas da Noruega, agora foi a vez de assaltantes levarem imagens sacras em Entre Rios de Minas; destino das peças foi antiquário em Tiradentes

No domingo, dia 13, o programa Fantástico, da Rede Globo, veiculou uma matéria sobre o roubo de imagens sacras barrocas em Minas. E a região foi alvo recente das quadrilhas especializadas. Em janeiro, três homens – dois de Dores de Campos e um de Barbacena –, arrombaram a histórica Capela de Nossa Senhora da Conceição, na comunidade de Noruega, em Caltas Altas da Noruega. De acordo com as apurações, o trio levou parte do altar e depois retornou para buscar os demais objetos, embora sem êxito. De acordo com a PM de Catas Altas da Noruega, os suspeitos estavam em um veículo Fiat Uno, cor prata, no qual foram encontradas as imagens sacras e algumas madeiras rústicas que teriam sido arrancadas do retábulo. Este seria o segundo assalto, em menos de 15 dias, na capela. Segundo o programa, as peças foram vendidas a um antiquário em Tiradentes, que por sua vez, desconfiado da origem dos produtos, denunciou o dono caso a Polícia.

Mas estes furtos estão possivelmente ligados a outro ocorrido no dia 17 de fevereiro na histórica Igreja dos Olhos D’água, situada na zona rural de Entre Rios e guardam semelhanças. Em ambos o destino das peças foi a cidade de Tiradentes. Por volta 12:00 horas, a viatura compareceu ao exemplar barroco, na localidade da Serra do Camapuã. O solicitante relatou que ao entrar no templo religioso notou que haviam sido furtados o sacrário, um crucifixo e molduras, todos banhados a ouro.

Ao perceber o fato, ele retornou e trancou a porta por onde havia entrado. No local os policiais não constataram nenhum sinal de arrombamento. O solicitante não soube dizer se alguma outra pessoa possuía as chaves do local e disse que há mais de 25 dias que não ia ao local.

Dias depois, com o registro da ocorrência policial, investigadores da Polícia Civil de Entre Rios, sob o comando do delegado Dr. Darli Teixeira, lograram êxito em recuperar parte das peças sacras furtadas da Igreja dos Olhos D’água  em uma operação conjunta com policiais de Ouro Branco quando foi presa a quadrilha composta por Sandro Heleno Silva, Linniker Lucas de Moura e Cainã Uncas Moura. Algumas das peças foram encontradas com um antiquário da cidade de Tiradentes, que as adquiriu por R$ 6.000,00 dos bandidos. Segundo o Delegado, as investigações prosseguem com o propósito de reaver todas as peças, principalmente da imagem santa da padroeira.

Histórico

A dos Olhos D’Água tem quase 300 anos de fundação. Pelo menos outros 2 furtos ocorreram nos últimos 20 anos quando ladrões levaram peça sacras de valor histórico e que podem estar em casa de colecionadores.

 

 

Capela de Nossa Senhora da Conceição foi construída no século XVIII
Capela de Nossa Senhora da Conceição foi construída no século XVIII
Igreja Olhos d' Água, situada na zona rural de Entre Rios de Minas/Foto:Aquivo
Igreja Olhos d’ Água, situada na zona rural de Entre Rios de Minas/Foto:Arquivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade