5 de maio de 2024 00:43

Quantos feriados nacionais ainda teremos este ano? Confira

Os feriados nacionais afetam o funcionamento de escolas, supermercados, agências bancárias e outros estabelecimentos. Veja mais!

Os feriados nacionais não afetam apenas o expediente de trabalho nas empresas, mas também o funcionamento de escolas, supermercados, agências bancárias e outros estabelecimentos. Até este momento, os cidadãos brasileiros já puderam aproveitar quatro folgas nacionais.

Há outros cinco feriados programados para os próximos meses, sendo dois deles no mesmo mês. O melhor: boa parte das comemorações vão ocorrer na quinta-feira, o que eleva as chances de as empresas decretarem pontos facultativos, aumentando o período de folga de seus funcionários.

Lista dos próximos feriados nacionais

Imagem representando as datas comemorativas da próxima semana de abril
Imagem: ACTS_DATA STOCK / Shutterstock.com
  • 7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quinta-feira) – Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (quinta-feira) – Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira) – Natal.

Algumas pessoas poderão aproveitar mais folgas do que outras

É importante destacar que muitas pessoas poderão aproveitar mais folgas do que outras. Isso porque, além dos feriados nacionais, existem os feriados estaduais e municipais. Hoje (28 de agosto), por exemplo, moradores de Itararé e Tupi Paulista comemoram os aniversários das duas cidades paulistas.

E como saber quando vão ocorrer feriados municipais ou estaduais? Quando há alteração no funcionamento de serviços e comemorações, a prefeitura do município informa os residentes através do site oficial ou das redes sociais. Assim, é possível consultar o calendário de celebrações da região.

Ponto facultativo programado para outubro

Além dos feriados, os trabalhadores poderão se afastar de suas atividades em 28 de outubro, um sábado, Dia do Servidor Público. Apesar de ser uma medida voltada inicialmente ao serviço público, os pontos facultativos também são adotados pelas empresas privadas.

Sendo assim, para saber se o empregador irá ou não adotar o ponto facultativo na data, a pessoa precisa obter informações no setor de Recursos Humanos, por exemplo. Se o expediente de trabalho não for alterado, o próprio colaborador pode entrar em um acordo com a empresa, com compensação de horas.

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade