30 de abril de 2024 11:39

Ouro Preto recebe hoje (16) despojos de Bárbara Heliodora, protagonista feminina da Inconfidência Mineira

A poeta e heroína mineira, Bárbara Heliodora, ganhará uma homenagem especial no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. E hoje, acontece a cerimônia de recebimento dos despojos da importante mulher da conjuração mineira. O evento acontece na  Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 18h.

Os restos mortais de Heliodora estavam sepultados em São Gonçalo do Sapucaí e foram exumados no último dia 6. Segundo uma matéria do G1, após séculos de incerteza sobre seu local de sepultamento, sua presença foi confirmada na igreja matriz da cidade de São Gonçalo. Agora, após um século, estão foram devolvidos à mesma igreja em uma caixa, antes de serem levados ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. A permanência dos despojos na igreja matriz até hoje, 19 de abril é motivo de orgulho para a família de Bárbara Heliodora, que a considera um exemplo a ser seguido.

Ouro Preto recebe hoje (16) despojos de Bárbara Heliodora
Busto de Bárbara Heliodora em São Gonçalo do Sapucaí. Foto: Reprodução/EPTV

No dia 21, haverá o translado de seus despojos da igreja para o Museu da Inconfidência, lugar em que ela ganhará um destaque entre os inconfidentes.

QUEM FOI BÁRBARA HELIODORA?

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, uma figura notável na história do Brasil colonial, foi poetisa e ativista durante a Inconfidência Mineira de 1789. Nascida em 1759, na cidade de São João Del Rei, Bárbara teve uma vida marcada por sua participação ativa nos eventos políticos de sua época.

Casou-se com o poeta e advogado Inácio José de Alvarenga Peixoto em 1781. Alvarenga Peixoto, um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira, foi posteriormente condenado ao degredo perpétuo na África. Bárbara Heliodora faleceu em 24 de maio de 1819, em São Gonçalo da Campanha do Rio Verde, hoje São Gonçalo do Sapucaí, sendo sepultada na igreja matriz.

Além de seu papel como esposa de um inconfidente, Bárbara Heliodora também é lembrada por seu engajamento pessoal no movimento. Sua influência sobre Alvarenga Peixoto foi destacada por diversos historiadores, que a consideram uma peça-chave na manutenção da convicção e determinação do marido em participar da luta pela independência do Brasil.

Após a descoberta da participação de Alvarenga Peixoto na Inconfidência, Bárbara enfrentou dificuldades e perdas significativas. Seus bens foram confiscados e seu marido foi degredado para Angola, onde veio a falecer. Bárbara Heliodora, então, passou a viver com seus filhos e uma irmã, enfrentando o estigma de ter sido associada a um movimento considerado subversivo pelo governo colonial.

 

FONTE JORNAL GALILÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade