3 de maio de 2024 20:26

Imagem furtada do século 18 será devolvida a comunidade; das 13 peças roubadas 4 foram recuperadas

Congonhas está em festa junto a toda comunidade do distrito de Lobo Leite para receber de volta uma peça sacra, do século XVIII, que havia sido furtada da capela de Nossa Senhora da Soledade em 1996 e que será devolvida em breve. Trata-se da imagem de São Benedito, resgatada pela Coordenadoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico – CPPC – do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG.

A imagem foi anunciada em um leilão. Ela chamou atenção de um especialista chamado Leandro Castro, que alertou a comunidade pelas redes sociais, entrou em contato com a Diretoria de Patrimônio Histórico, que prontamente acionou ao MPMG, que tem o sistema “Sondar” de identificação e recuperação de imagens sacras desaparecidas, bem como o IEPHA, por ser tombada pelo estado.

Os técnicos da CPPC notificaram a casa de leilão, que entregaram a imagem para perícia técnica. Logo que comprovada a semelhança da imagem do leilão com a foto da imagem desaparecida, entraram em contato com a Diretoria de Patrimônio Histórico de Congonhas que, imediatamente acionou moradores de Lobo Leite para realização de reconhecimento, na sede da CPPC em Belo Horizonte. Assim, a imagem foi identificada por integrantes da comunidade, teve seu resgate assegurado com recomendação para devolução do bem cultural ao templo de origem.

De acordo com nota do site do MPMG, a “denúncia da comunidade chegou ao MPMG, por meio do Sistema de Resgate de Bens Culturais Desaparecidos (Sondar), no dia 9 de abril”. A imagem estava com valor inicial de venda fixado em R$3.500,00 e receberia lances já no último dia 17 de abril. Foi aberto inquérito para investigar como a imagem chegou ao leilão.

A Prefeitura de Congonhas agradece a todos os envolvidos e definirá junto à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja sobre a data de devolução da imagem.

Lobo Leite sofreu com dois grandes furtos de peças sacras, em 1981 e 1996. Das 13 imaginárias desaparecidas, incluindo a padroeira, Nossa Senhora da Soledade, 03 já haviam sido recuperadas, sendo o São Benedito a quarta. A Prefeitura reforça a parceria com a comunidade, MPMG e IEPHA em continuar a busca do acervo restante.

Por: Daniel Palazzi
Foto: Camila Soares – Divulgação MPMG

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade