Com uma assembleia representativa de 10 prefeitos e dois presidentes de Câmaras, que também têm direito a voto, foi eleita por aclamação a nova diretoria da Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Paraopeba (Amalpa) para o exercício de 2016, o último ano da legislatura dos atuais mandatários.
Pela segunda vez o prefeito de Carandaí, Sebastião Andrade, mais conhecido como “professor Pelé” comandará a entidade. O prefeito de Lafaiete, Ivar Cerqueira, continuará na segunda vice presidência.
Em seu último ano de mandato, o prefeito de Casa Grande, Tonho Costa, foi eleito por unanimidade como o segundo vice presidente.
Elogios
Na assembleia os prefeitos elogiaram a atuação da direção da Amalpa em 2015. O mandato do professor Pelé foi efusivamente destacado pela sua postura ética e transparente, atributos que o recolocaram no comando da entidade.
Em tempos de crise econômica que varreram recursos dos cofres das prefeituras este ano o percentual de repasse caiu de 1% para 0,8% como forma de atenuar a queda da arrecadação. Nos bastidores a crise tomou conta das conversas entre os prefeitos como também os desafios para 2016 e também às eleições municipais deste ano. Dos atuais mandatárias apenas Tonho Costa não será candidato já que cumpre o segundo mandato.
Sugestão
O presidente da Câmara de Lafaiete, Pedro Loureiro, fez uma sugestão para que o moderno maquinário da usina de asfalto seja melhor utilizado como a formação de consórcio entre as prefeituras. O prefeito de Lafaiete, Ivar Cerqueira, responde que já está em curso a formatação de instrumento jurídico legal para que as prefeituras. Reuniões entre prefeitos e secretários de obras consorciados iniciaram as discussões para a criação de um consórcio para levar asfalto mais barato aos municípios diminuindo os altos custos da matéria prima.
A criação do consórcio é uma das prioridades para 2016.
Foto:correio de Minas