28 de março de 2024 17:14

Melhor Idade de Congonhas têm uma segunda casa

{DD0DAC2A-CDDD-ECA6-D2CB-DAB40E0CBA6B}

DSCN6117

Há pouco mais de um ano, a Melhor Idade de Congonhas pode contar com o auxilio e a comodidade de um espaço criado especialmente para atendê-las, uma segunda casa: o Centro de Referência do Idoso (C.R.I.). As pessoas com mais de 60 anos inscritas no Centro usufruem de diversas opções de lazer, cuidados com a saúde e da socialização. Mais de 100 atividades são realizadas mensalmente para este público.

Sessão de cinema, aulas de dança sênior, violão, memória, artesanato, ginástica e cursos como crochê, bordado e artesanatos diversos são algumas das opções oferecidas. O CRI possui academia ao ar livre, salão de jogos e convivência e o centro/dia, espaço para pessoas acima de 60 passarem o dia e receberem os cuidados devidos.

Profissionais da Saúde também fazem acompanhamento dos frequentadores do C.R.I.. Uma equipe de profissionais diversificada com terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, cuidador e um educador físico do Núcleo de Apoio à Família (NASF) está a disposição dos usuários.

Atendimentos oftalmológico e ortopédico são encaminhados como prioridade para o serviço de saúde do Município. Além disso, recebem suporte para a realização de exames complementares. A Melhor Idade também conta com atendimento geriátrico nas Unidades Básicas de Saúde. As equipes do Programa de Saúde da Família marcam a consulta dos idosos com necessidade de atendimento especializado com o geriatra.

Eliane Souza Paula, filha de Jaci de Paula, 73, e Ereny Guilhermina de Paula, 62, sempre levam os pais para participaram das atividades do Centro. “É muito importante pra eles participarem das atividades do CRI. Faço questão de levá-los sempre que posso. Lá eles têm a oportunidade de conviverem com mais pessoas, saem de casa, da rotina e ainda melhoram a autoestima”, comentam.

Direitos dos Idosos

Outra ação importante realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social é a investigação de denúncias de violência contra o idoso. Os profissionais do CRI visitam esses idosos para garantir que seus direitos estão sendo garantidos. As denúncias podem ser feitas no Centro de Referência do Idoso e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Transporte

O CRI também disponibiliza transporte gratuito para os idosos inscritos diariamente. Para ser transportado, o idoso dever estar com a camisa do Centro, que é oferecida no momento da inscrição. O ônibus parte da Av. JK, em frente à Agência dos Correios, e da Praça Olímpica, em frente ao Poliesportivo na Praia. As segundas e quartas-feiras, o ônibus sai às 8h, 9h30, 13h30, 14h30. Às 3ª, 5ª e 6ª feiras saem às 10h, 13h30 e 14h30.

Inscrições 

Mais de 200 idosos já se cadastraram no CRI. Para se inscrever, o interessado deve comparecer à Rua Pedro Roberto da Silva, nº 20, no bairro Primavera, levando uma cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. O CRI funciona de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, para pessoas acima de 60 anos.

Mais informações pelo telefone 3732-1123.

Fotos:divulgação

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade