30 de maio de 2024 16:43

Vallourec anuncia plano de reestruturação e planta em Jeceaba vai receber funcionários e concentrar parte da produção do Barreiro

O Grupo Vallourec, líder mundial em soluções tubulares Premium, anunciou hoje, em Paris, um pacote de ações estratégicas destinadas a transformar sua estrutura operacional ao redor do mundo. O objetivo é melhorar a competitividade e reforçar a solidez financeira para assegurar um crescimento rentável em longo prazo, com geração de valor aos acionistas.

Destacam-se quatro principais ações nessa estratégia:
– reestruturação das operações da Vallourec na Europa;
– desenvolvimento de centros de produção de tubos de aço sem costura altamente competitivos no Brasil e na China;
– reforço na Pesquisa e Desenvolvimento e cooperação industrial com a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), um parceiro estratégico de longo prazo para a Vallourec;
– fortalecimento do balanço financeiro com aumento de capital em 1 bilhão de euros, apoiado pela NSSMC e pelo banco Bpifrance.

A combinação das ações acima vai permitir à Vallourec enfrentar os desafios de curto prazo, bem como alcançar uma posição privilegiada para se beneficiar da futura recuperação do mercado de petróleo e gás.

Na Europa, as operações da Vallourec serão racionalizadas a fim de concentrar as atividades de laminação na Alemanha e atividades de acabamento na França. Esse projeto de racionalização compreende o fechamento de dois laminadores (um em Saint-Saulve e outro em Deville, na França), uma linha de rosqueamento (em Mülheim, na Alemanha), bem como uma linha de tratamento térmico (em Bellshill, na Escócia), resultando em uma redução de 50% na capacidade produtiva de tubos em 2017, comparado ao nível de 2014. A Vallourec dará foco à fabricação de produtos e soluções com alto valor agregado na Europa e continuará dando forte ênfase às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na França e na Alemanha. O excesso de capacidade produtiva de aço da Vallourec na Europa será corrigido por meio da venda planejada de uma participação majoritária na usina siderúrgica francesa de Saint-Saulve. Toda essa reestruturação industrial na Europa estará concluída até o final de 2017.

Outro importante componente deste Plano Industrial Global é a utilização mais intensiva dos dois polos produtivos de baixo custo do Grupo Vallourec: a China e o Brasil.

Na China, desde 2011, a Vallourec possui 19,46% de participação na empresa Tianda Oil Pipe (TOP), uma fabricante de tubos sem costura chinesa listada na Bolsa de Valores de Hong Kong. A Vallourec vai adquirir uma participação adicional, atingindo 70,07% do controle acionário da TOP e lançará posteriormente uma oferta obrigatória para as ações restantes.

No Brasil, a Vallourec vai racionalizar suas operações por meio da fusão da Vallourec Tubos do Brasil S/A (integralmente controlada pela Vallourec) com a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil Ltda. (VSB), joint venture entre a Vallourec (56%) e Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation – NSSMC (44%). A fusão cria uma única e nova empresa com o nome de Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, na qual a Vallourec deterá uma participação majoritária de 85% e a NSSMC os 15% restantes. A operação de fusão requer ainda a aprovação por parte das autoridades governamentais, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Jeceaba

A racionalização das operações brasileiras prevê o desligamento do Alto-forno II da Usina Barreiro, em Belo Horizonte, em 2016, já anunciado anteriormente, e também o desligamento do Alto-forno I e da aciaria, no segundo semestre de 2018. Assim, toda a produção de ferro-gusa e de aço será concentrada na usina de Jeceaba, enquanto os laminadores e as plantas de acabamento de tubos em Belo Horizonte continuarão operando normalmente. A Empresa terá dois anos para minimizar os impactos sociais dessas medidas por meio de transferências internas na própria Usina Barreiro, transferências voluntárias de empregados de Belo Horizonte para Jeceaba e, também, por meio da rotatividade natural da força de trabalho.

O estabelecimento de uma estrutura industrial e administrativa mais enxuta e efetiva, a continuidade dos investimentos, dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, assim como da inovação em produtos e serviços, demonstram a convicção da Vallourec na recuperação do mercado interno e na competitividade do Brasil como plataforma de exportação do Grupo.

Sobre a Vallourec
A Vallourec é líder mundial na produção de tubos de aço sem costura e atende aos setores petrolífero, industrial, automotivo, de energia e da construção civil. Com usinas integradas, mais de 20 mil empregados em 2015 e presença em mais de 20 países, a Vallourec oferece a seus clientes soluções inovadoras para enfrentar os desafios energéticos do século 21.

Foto:Arquivo

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade
novalogo-correiodeminasnova
Nossas redes Sociais