×

Casa de Música realiza III Festival de Violoncelos de Ouro Branco, que tem concurso internacional como novidade

Evento será realizado de 19 a 26 de março de 2016. Estudantes e músicos interessados em participar devem se inscrever até 4 de março.

 

 

A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2016 a terceira edição do Festival de Violoncelos.  Entre 19 e 26 de março, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países.

 

Os interessados podem se inscrever entre os dias 15 de fevereiro e 4 de março por meio do site

www.casademusica.org/inscricoes/festival-violoncelos . Na página, é possível encontrar o regulamento. A seleção será feita pela direção artística do festival, por meio de análise de currículo e vídeo postado.

 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.

 

Também estão confirmadas as presenças Kayami Satomi (Brasil), Fábio Presgrave (Brasil), Peter Dauelsberg (Brasil), Márcio Carneiro (Brasil/Suíça), Arthur Hornig (Alemanha), Olaf Niessing (Alemanha) e Csaba Onczay (Hungria) e conta com a participação da pianista Risa Adachi (Japão) e a acordeonista Cláudia Buder (Alemanha)

 

Programação

 

A programação do Festival Internacional de Violoncelos de Ouro Branco tem início no sábado, 19 de março, com um concerto que reúne Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Cláudia Buder (acordeão). Até quinta-feira, 24 de março, todos os concertos serão às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares. No domingo, 20 de março, a noite será dedicada ao mestre da música barroca, Johann Sebastian Bach. O público terá a chance de apreciar as Suítes para Violoncelo,  consideradas algumas das obras mais belas do compositor alemão. Na segunda-feira, 21 de março, será a vez do concerto Bem-vindo ao Brasil que, como o próprio nome diz, terá um repertório de música brasileira, possibilitando que os participantes de outros países conheçam melhor nossa cultura.  Já na terça-feira, 22 de março, são os professores do festival que se apresentam.

 

Na quarta-feira, 23 de março, o concerto reúne os alunos do festival. Já na quinta-feira, 24 de março, será realizada a última etapa do Concurso Internacional de Violoncelos, com apresentação dos finalistas. O resultado será anunciado pela banca logo após o concerto.

 

Sexta-feira, 25 de março, o Ensamble de Violoncelos, formado pelos participantes do festival, se apresenta às 20h na Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. O encerramento será na capital mineira: sábado, 26 de março, o Ensamble se apresenta às 17h no MM GERDAU-Museu das Minas e do Metal de Belo Horizonte. Todos os programas ainda serão definidos. As entradas para os concertos são gratuitas.

 

 

Concurso Internacional de Violoncelos

 

Em 2016, o Festival de Violoncelos tem como novidade a realização de um concurso internacional, que terá duas categorias:  até 16 anos e até 25 anos. A realização será entre os dias 19 e 20 de março. O concurso será divido em três etapas: eliminatória (por meio de vídeo enviado no ato da inscrição), semifinal (dia 23 de março) e final (24 de março). Os interessados podem se inscrever entre os dias 15 e 24 de março também por meio do endereço

www.casademusica.org/inscricoes/festival-violoncelos .

 

 

O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Instituto Baccarelli.

 

 

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

 

Mais informações no site www.casademusica.org

 

 

PROGRAMA

 

* As entradas para todos os concertos são gratuitas

 

19/03 – sábado

20h – Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Concerto

Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Cláudia Buder (acordeão)

Programa a definir

 

20/03 – domingo

20h – Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Concerto de professores

Noite Bach

Suítes para Violoncelo de J. S. Bach

 

21/03 – segunda-feira

20h – Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Concerto de professores

Bem-vindo ao Brasil

(Música brasileira)

 

22/03 – terça-feira

20h – Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Concerto

Professores do Festival Internacional de Violoncelos

Programa a definir

 

23/03 – quarta-feira

20h – Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Concerto de alunos do Festival

Programa a definir

 

24/03 – quinta-feira

20h – Auditório do Hotel Verdes Mares

(rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco)

 

Final do Concurso Internacional de Violoncelos

 

25/03 – sexta-feira

20h – Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro

(Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco)

 

Concerto

Ensamble de Violoncelos do Festival

Programa a definir

 

26/03 – sábado

17h – MM GERDAU- Museu das Minas e do Metal de Belo Horizonte

(Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte)

 

Concerto

Ensamble de Violoncelos do Festival

 

 

Foto: Divulgação

 

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp