Um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue levou para as ruas do bairro Sion, moradores e Agentes de Combate a Endemias no último sábado, 20/02. O mutirão aconteceu a pedido da própria comunidade.
Dias antes de realizar a ação os moradores percorrem o bairro distribuindo panfletos que conscientizam a população de como se prevenir contra a Dengue. A moradora Valéria Ferreira ressaltou que é importante cada um fazer a sua parte. “Fomos muito bem recebidos pelos moradores. A gente parou e conversou porque a preocupação tem que ser de todos. Só assim vamos vencer esse mosquito”, frisou.
Durante o mutirão vários imóveis foram vistoriados e materiais que possibilitam o acúmulo de água parada foram recolhidos em lotes vagos. Além disso, os moradores que possuem caixas d’ água sem tampo foram orientados a providenciar a cobertura para que o local não se transforme em criadouro do mosquito. Uma retroescavadeira e um caminhão também foram utilizados durante a ação.
O coordenador do Setor de Endemias do município, José Elias de Souza fez um balanço positivo da ação e elogiou a participação dos moradores junto com os Agentes de Combate a Endemias. Segundo o coordenador, durante a ação nenhum foco foi encontrado, porém várias residências receberam o tratamento para evitar a manifestação do mosquito Aedes aegypti. José Elias informou ainda que ao todo foram recolhidos 08 caminhões de materiais e afirmou que o mutirão vai ocorrer em outros bairros da cidade. “Estaremos programando para outros bairros uma ação semelhante a que fizemos no bairro Sion em parceria com os moradores”, frisou o coordenador.
Fotos:divulgação