×

Gestão do hospital Bom Jesus em Congonhas será terceirizada

Com a finalidade de apresentar o modelo assistencial que deverá ser implantado até o próximo mês no Hospital Bom Jesus, a equipe do Instituto Laborare, empresa de gerenciamento hospitalar contratada pela Associação Hospitalar Bom Jesus, se reuniu com o corpo clínico, funcionários da instituição e membros da sociedade civil nessa quarta-feira, 1° de março, no salão da sede da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Estiverem presentes à reunião os membros da Comissão Interventora do Hospital Bom Jesus, o promotor de justiça Dr. Vinícius Alcântara Galvão; o vereador Carlos Afonso Magalhães; o diretor do Instituto Laborare, Tiago Lucas da Cunha Silva; o diretor administrativo do Hospital, Michel Eduardo da Silva; o diretor técnico do Hospital, dr. Nicodemos de Arimateia e o diretor Clínico, dr. Rogério Santiago. O encontro contou, ainda, com representantes da Polícia Militar e de entidades, como Rotary, Maçonaria e Conselho Municipal de Saúde.

Foto:divulgação
Hospital terá novo modelo assistencial/Foto:divulgação

Segundo o diretor do Instituto Laborare, Tiago Lucas da Cunha Silva, o Hospital Bom Jesus atende não só Congonhas, mas também as cidades circunvizinhas, que somadas formam uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. “Assumimos a Associação Hospitalar em Janeiro de 2016. Iniciamos nossas atividades para, primeiramente, conhecer a realidade econômica, financeira e assistencial da instituição e entender o papel do Hospital na região”, completa.

Dos 72 leitos do Hospital Bom Jesus, 45 são destinados a atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo assistencial que será implantado passa pelos pilares da qualidade da assistência, entre elas o alcance das metas diárias para o atendimento ao SUS, satisfação dos pacientes e humanização. Além disso, contempla a assistência básica, com o pronto-socorro, unidade de internação, bloco cirúrgico e ambulatório de especialidades; e a gestão de leitos, garantindo a acessibilidade e refletindo em melhorias na qualidade do atendimento

.

A Comissão constatou que o modelo vigente não atende aos anseios da população, não cumprindo integralmente acordos mantidos com o Ministério da Saúde, Secretária de Saúde do Estado e Secretaria Municipal de Saúde.

A Comissão Interventora está em contato com outras entidades hospitalares que passaram por reformulação e implantação do mesmo modelo proposto ao Hospital Bom Jesus, como em Ibirité e Sete Lagoas, onde o Laborare também atua. Estas cidades, segundo a Comissão, apresentaram melhorias substanciais no atendimento ao SUS e no papel que desempenham dentro da rede de saúde.

Prefeitura investe no Hospital Bom Jesus

Desde que assumiu o Hospital Bom Jesus, a Prefeitura aprimorou os serviços prestados, investiu em reformas de leitos, do Centro Cirúrgico e reestruturou a parte administrativa e financeira. Para garantir o atendimento de qualidade a toda a população e aumentar a receita da instituição, a Comissão Interventora elabora diversos projetos, entre eles o da construção dos centros de Tratamento e Terapia Intensivo (CTI) e de Imagem. Os funcionários também recebem qualificação profissional e outros benefícios.

Mais de 70% dos leitos já foram reformados durante o período em que o Hospital está sob a administração da Prefeitura. O Centro Cirúrgico também passa por modificações e em breve contará com novas estruturas. Um convênio firmado entre o Hospital Bom Jesus e a Secretaria de Saúde do Estado também prevê a reforma do telhado, no valor de R$ 500 mil, dos quais a instituição recebeu, em 2013, apenas R$ 48 mil e aguarda o repasse do restante.

O Instituto Laborare, empresa de consultoria hospitalar, foi contratado para gerenciar e aprimorar o serviço assistencial do Hospital. A empresa, que assumiu os trabalhos em janeiro deste ano, atua em hospitais de outras cidades, como Divinópolis, Diamantina e Lagoa Santa. A comissão interventora da Prefeitura continua atuando na gestão administrativa da instituição.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp