Vereadores questionam rotativo e convocam chefe de trânsito para explicar mudanças; estacionamentos particulares devem cair de preço com mais oferta de vagas no centro
Melhorias no transito: rotativo já vale a partir do dia 1º de abril Vereadores questionam rotativo e convocam chefe de trânsito para explicar mudanças; estacionamentos particulares devem cair de preço com mais oferta de vagas no centro
Não é mentira não. A verdade é que a partir do dia 1º de abril já estará em pleno funcionamento o estacionamento rotativo. A cada duas horas o motorista terá que desembolsar a bagatela de R$2,00. Para muitos a medida virá para organizar o trânsito principalmente no centro comercial. Quem quiser vir de carro ao serviço e deixá-lo na rua vai ter pagar ou mudar de atitude. O rotativo também vai forçar os lafaietenses deixarem seus veículos em casa, a não ser que o proprietário pague pelo conforto.
Desejado por muitos, criticado por outros, o certo que o rotativo veio para ficar e é uma medida correta para organizar o trânsito.
Outro impacto será no preço dos estacionamentos particulares que devem sofrer redução já que vai sobrar vagas nas ruas.

Aprovação
Nas ruas já se percebe as novas sinalizações do novo rotativo. Por onde anda pelo centro, há marcações de vagas. Os vereadores aprovaram no noite dia 15 a convocação do Chefe de Departamento Municipal de Trânsito, Paulo Pereira, e os representantes da empresa ti.mob (Tecnologia e Mobilidade), empresa que vai gerir o rotativo em Lafaiete.
A intenção dos vereadores é conhecer de perto das mudanças promovidas para a implantação do rotativo e seu funcionamento. A partir de 1º de abril o rotativo já estará sendo cobrando pelo valor de R$2,00 por duas horas na área central de Lafaiete.
A intenção dos vereadores é ouvir os envolvidos no implantação e gerenciamento do novo sistema de vagas em Lafaiete.
Os vereadores sugeriram que as vagas para idosos e deficientes estejam disponíveis em toda a extensão do rotativo para facilitar o acesso e não em determinados locais pré fixados.
Já o vereador Pedro Loureiro (DEMO) disse que muitas placas que sinalizam o rotativo estão sendo instaladas no meio da calçada obstruindo a mobilidade. O vereador Benito Laporte (PROS) quer conhecer os critérios de implantação do rotativo nas ruas de Lafaiete.
O vereador Sandro José (PRTB) que cobrará da empresa a instalação de semáforos para pedestres. “Se a empresa ficará responsável pela pintura e sinalização das ruas porque a prefeitura está fazendo isso poucos dias da funcionamento do rotativo”, questionou o vereador João Paulo Pé Quente (PSB).
O vereador Gildo Dutra (PV) elogiou o prefeito Ivar na implantação do rotativo. “O que gente sabe é que todos os recursos arrecadados no rotativo serão destinados á melhoria do trânsito. Temos que elogiar a administração que se empenhou ao máximo para que o município ficasse com a cota maior da arrecadação do rotativo”, frisou.