Na próxima terça-feira, dia 2, termina o prazo final para que o candidato possa estar filiado a um partido pelo qual vai disputar às eleições. Assim será dada a largada oficial para o pleito de 1º outubro, quando as cidades escolherão os representantes locais.
Em Lafaiete os bastidores estão agitados com todos os partidos em busca de filiados para reforçarem as legendas na reta final de filiações. O troca-troca partidário também movimenta as siglas com cada qual querendo cooptar mais lideranças.
Nas duas últimas semanas, dois vereadores deixaram suas legendas alterando o perfil da Câmara. Sandro José deixou o PRTB e filiou-se ao PSDB. Sua postura já vinha gerando atritos entre ele e o governo municipal e seu ingresso no ninho tucano mostra que ele assumiu de vez na linha de frente da oposição.
Outro que também deixou a base do governo Ivar foi o ex líder, o vereador João Paulo Pé Quente que assinou sua ficha de filiação ao DEM, ontem, dia 28. Ele era o único vereador eleito pelo PSB, partido do prefeito.
Como seu pai, o saudoso Valdir Pé Quente, João Paulo ingressou na nova casa política através do ex prefeito e pré candidato a sucessão municipal, Vicente Faria Paiva.
Pela contagem numérica, hoje a oposição na Câmara tem maioria esmagadora chegando a 12 dos 13 vereadores. Apenas Gildo Dutra (PV) esboça defesa e elogios ao governo Ivar, mas seu partido, com a recente filiação do deputado Glaycon Franco, também passou a fazer oposição a administração.