Uma capacitação em Proteção e Defesa Civil – Mudanças Climáticas reuniu coordenadores municipais de Defesa Civil e representantes das áreas de saúde, educação e meio ambiente dos municípios da região do Campo das Vertentes. O evento foi realizado entre os dias 28 e 31 de março, em Conselheiro Lafaiete, pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente.
Segundo o chefe de departamento da Defesa Civil, Edson Corrêa Lima, a capacitação abordou, entre outros assuntos, a interpretação das mudanças climáticas, por meio de dados fornecidos por estações pluviométricas e hidrológicas. “Todos os coordenadores de Defesa Civil foram cadastrados no Instituto das Águas e agora recebem, diariamente, mensagens via SMS sobre previsões de chuva”, completa.
Outra mudança que irá facilitar os alertas de desastres naturais é o cadastro dos Municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Nessa plataforma, é possível anexar informações, vídeos e fotos, que são enviados para o Estado e Governo Federal.
Durante o evento, também foram discutidas as doenças que são recorrentes no período chuvoso, como leptospirose e dengue, além de acidentes provocados por animais peçonhentos. “A Defesa Civil não é um órgão, é um sistema que engloba todo e qualquer segmento público e privado. É uma ferramenta de cidadania. Essas captações aprimoram o serviço prestado”, conclui Edson Corrêa.