Muitos de nós, principalmente os tutores de primeira viagem, nos perguntamos: “Será que já está na hora de dar banho no cachorro?
De quanto em quanto tempo será que pode?”
Pensando em tirar esta dúvida, decidir falar sobre o assunto esta semana.
Um assunto que ao mesmo tempo imaginamos ser simples, requer bastante importância e atenção.
Um fator importante para definir de modo geral a frequência dos banhos, é o tipo de pelo de cada animal.
Outro fator é a estação atual do tempo.
Cães com pelos curtos é recomendável que seja de 15 em 15 dias no verão, e 30 em 30 dias (1 vez ao mês) no inverno.
Já para os cães com pelos longos, é recomendável que seja de 15 em 15 dias, tanto no verão como no inverno.
A escovação dos pelos caninos, independente do tipo, sejam curtos ou longos, devem ser feitas diariamente com a escova adequada. Evitando dessa forma o acúmulo de células mortas, o cheiro forte do animal, pelos soltos pela casa e o embaraço.
Gatos seguem a mesma frequência de cães com pelos curtos – 15 em 15 dias no verão, e 30 em 30 dias (1 vez ao mês) no inverno, entretanto a escovação deve ser feita semanalmente com a escova adequada.
Extrapolar os períodos banhos citados, elimina a proteção natural da pele do animal, tornando-a ressecada e mais exposta à alergias e doenças. Além de originar mais sebo, ainda aumentará o cheiro, que já é característico do animal.
Lembrem-se: Cachorro tem cheiro de cachorro!
Vale ressaltar também, que não se deve aplicar shampoos, sabonetes e condicionadores de uso humano no banho do seu animal.
Atualmente existem diversos produtos no mercado para uso próprio em animais, e vem aumentando cada vez mais as opções. Vale a pena experimentar!
[Best_Wordpress_Gallery id=”27″ gal_title=”Ully 25″]
Obs: Em casos específicos, de acordo com a orientação do veterinário, cães em tratamento de pele por exemplo, podem tomar banho com mais frequência.
IMPORTANTE: Filhotes só podem frequentar pet shops e sair de casa, após o período de vermifugaçao e vacinação. O primeiro banho deve ser dado em casa.
Para maiores informações consulte o veterinário.
Partiu banho no seu anjo de patas?!
Aproveite que hoje está bem quente e dê aquele banho delicioso e refrescante no seu melhor amigo. (Se de acordo com as recomendações.)
Momento bastante feliz e relaxante, embora alguns demorem a perceber, ou, outros ainda não perceberam…Rs
Consulte sempre o veterinário.
Fonte: Tudo sobre cachorros.