29 de março de 2024 10:15

H1N1: Lafaiete recebeu apenas 12 mil vacinas das quase 24 mil necessárias para atender a população-alvo

 

Prefeitura diz que somente a partir do dia 11 novos lotes da vacina chegarão ao público em geral

O público-alvo da campanha nacional de imunização contra a gripe em Lafaiete está enfrentando um problema comum em grande parte das cidades brasileiras: A falta da vacina na rede pública.

Apesar da campanha nacional, não foram fornecidos aos municípios todo o estoque para imunização de uma só vez. Isto faz com que as vacinas acabem antes de todo público ser vacinado.O Ministério da Saúde é que faz esta distribuição. Como a procura é muita em todo país, este envio aos Estados, que repassam aos municípios está sendo feita gradativamente, por lotes.

Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, enfermeira referência técnica da imunização, confirma que Conselheiro Lafaiete recebeu até agora apenas em torno de 12 mil doses, ou seja 45% do total que deveria. ‘Como tivemos uma procura grande no sábado, que foi o dia nacional de imunização, já estamos sem a vacina em vários postos. “Temos um público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde a ser vacinado de 23.746 pessoas”, conclui.

Somente no sábado, 30 de abril, dia de mobilização nacional foram vacinadas em Lafaiete 10.251 pessoas, dentro do grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde.
Ana Paula confirmou que está mantida a vacinação na zona rural cujo calendário foi divulgado anteriormente, já que as doses destinadas comunidades já estavam nos lotes recebidos.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o próximo lote de vacina contra a influenza, que imuniza também contra o vírus H1N1, deverá chegar nos próximos dias na Regional de Saúde de Barbacena, que por sua vez entrega à Lafaiete a sua cota. Para o público os postos devem voltar a contar com a vacina no próximo dia 11. Por enquanto o estoque está zerado.

Imagem de capa:Reprodução

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade