Quem passou pela rua Dr. Campolina, na tarde do dia 6, no Bairro São Sebastião, viu de perto uma cena já bem comum dos lafaietenses: as capivaras passeando pelo rio Bananeiras.
Os curiosos se aglomeraram na ponte para observar uma capivara com dois filhotes alimentando de folhas nas margens do rio. E não faltaram fotos. Os animais são cotidianamente vistos por toda a extensão do Bananeiras.
A proliferação de bandos de capivaras na área urbana é explicado pelo ambientalista Ricardo Rocha. Segundo ele, no período de chuvas e um pouco além, as águas ainda estão em bom estado, sem muito esgoto, e há bastante capim às margens muito utilizados na dieta dos animais. “Com as leis ambientais eliminou-se a cultura de matar o animal para servir o prato de muitos caçadores. Agora eles vão descendo ou subindo o rio onde há mais garantia de comida para elas. Assim eles aparecem muito nestes períodos, principalmente na época de chuva. Ali as capivaras encontram tudo o que elas precisam para viver, água em abundância e comida farta”, disse. Ele contou a nossa reportagem que há tempos atrás viu um casal de lontras no Bananeiras próximo ao Batalhão da Polícia Militar.
Fotos:José Silvestre