28 de março de 2024 10:19

Andarilhos Queluzianos perfazem trajeto entre a histórica Fazenda Paraopeba e a comunidade de Três Barras

A recepção foi no sítio do andarilho Benito Nicolau Laporte

Não foi desta vez que batemos o recorde de presentes em uma caminhada. Não batemos, mas igualamos. No dia 14 de maio, 56 integrantes do grupo Andarilhos Queluzianos participaram de mais um evento do nosso planejado calendário anual.

Não podíamos deixar de atender um carinhoso convite do nosso nobre e também Andarilho Queluziano, Benito Laporte. Pelo seu convite, a confraternização do grupo seria em seu sítio, após o encerramento da caminhada.

Desde o anúncio desta caminhada, a expectativa de todos é de que teríamos uma das melhores confraternizações da história do grupo, pois o Benito é um integrante entusiasmado e participativo.

Saímos de Lafaiete um pouco mais tarde do que normalmente fazemos tendo em vista o percurso previsto ser bem perto da cidade.

CAMINHADA
Momento de caminhada

Um ônibus e três carros transportaram toda a equipe até o ponto de início previsto, bem ao lado da Fazenda Paraopeba que está sendo restaurada às margens da rodovia MG-383 entre o trevo de Joaquim Murtinho e a cidade de São Brás do Suaçuí.

Tão logo descemos do ônibus e carros, formamos um círculo e, com as mãos dadas e erguidas, rezamos o Pai Nosso e Ave Maria agradecendo por todas as alegrias e sucessos obtidos pelo grupo bem como pedimos intersecção pela saúde de alguns companheiros nossos.

Terminada a oração, nos colocamos em marcha objetivando vencer os 14,09 Km que nos separavam do sítio do Benito.

O dia estava bem nublado contribuindo muito para aumentar o desempenho da turma que venceu o percurso em tempo médio de 2 horas e meia. Alguns amigos cumpriram o trajeto em bem menos tempo e outros optaram por desprezar a velocidade e curtir e fotografar as belezas naturais.

Quem optou por esta última estratégia foi recompensado por uma das paisagens e recursos naturais mais belos de nossa região. Ao longo do caminho, que compreendeu as localidades de Pequeri, Mato Dentro e Três Barras, deparamos com vários riachos e minas de águas cristalinas que cortavam os campos, as matas e a própria estrada. Uma região de topografia bem irregular, com montanhas e vales verdejantes. Pássaros esvoaçavam sobre nossas cabeças e alguns, atrevidamente, pousando sobre as costas de alguns bovinos que pastavam nas fazendas locais.

Não podemos deixar de registrar todo o encanto que tomou conta de nós após sermos recebidos na Fazenda Paraopeba, do amigo Moisés que fez questão de nos mostrar detalhes de sua propriedade. Um local maravilhoso, com várias lagoas, sendo uma delas a principal, muito grande, bem na divisa dos municípios de Lafaiete, São Brás e Congonhas, às margens da MG 383. Segundo o Moisés, a fazenda conta com mais de duzentas jabuticabeiras, várias delas já bicentenárias. Na propriedade, produz-se o famoso Fubá Paraopeba em moinho d’água. Moisés, que já conhece vários integrantes do grupo Andarilhos Queluzianos, nos fez um convite para que voltemos à sua fazenda que estará à nossa disposição para uma confraternização após uma caminhada pela região.

CONFRATERNIZAÇÃO 2
Confraternização

Enfim, chegamos ao sítio do Benito. Linda propriedade, também com lagoa, campo de futebol e centenas de árvores frutíferas. O anfitrião ansioso estava em nos recepcionar com todas as honras. Frutas diversas, expostas sobre as mesas bem como apetitosa comida mineira regada a bastante cerveja gelada, refrigerantes, vinhos importados e cachaças de diversas e conhecidas marcas. Na churrasqueira, os amigos Cante, Pedro Rosa e Mena nos encantaram, como sempre, com aquele delicioso e tenro churrasco. Cláudia, esposa do Benito, nos surpreendeu com um delicioso arroz doce, feito por suas próprias e abençoadas mãos. O panelão de arroz doce foi raspado pelos gulosos Andarilhos Queluzianos.

Uma pausa se fez necessária para aplaudirmos os aniversariantes do mês: Carlos Anderson, José Maria (Tião), Edinho, Marco Aurélio Caetano, Gerson de Oliveira, Judas Tadeu, Agnaldo Aparecido, Antônio Rafael, Marco Antônio Rodrigues, Ronaldo Agostinho e Sílvio Henriques. Pedro Rosa também recebeu sua homenagem de aniversariante do mês passado pois não havia comparecido à caminhada.

Após estas homenagens, nosso presidente agradeceu, em nome de todos, ao Benito e esposa que nos honraram com aquela digna recepção. Benito tomou a palavra e disse querer fazer de seu sítio um ponto para confraternizações anuais do grupo Andarilhos Queluzianos.

Algum tempo depois, todos muito felizes e satisfeitos se dispuseram a ir para seus lares desfrutar o descanso merecido após um dia tão farto de emoções. O gostinho de quero mais em relação à confraternização no sítio, com certeza, será satisfeito numa próxima vez. Nos aguarde, Benito.

AGRADECIMENTOS

Não podemos deixar de lembrar a todos nossos amigos que dia 05 de junho se aproxima para a nossa 5ª Feijoada Beneficente. Ainda é possível encontrar convites com os integrantes da família Andarilhos Queluzianos. Custam apenas R$ 20,00 por pessoa. O evento será no Clube Recreativo Dom Pedro II no horário de 12h00 às 15h00. Vamos ajudar a melhorar a vida de quem precisa.

Agradecemos ao Clube Dom Pedro II e ao Felipe Avelar pelo honroso convite para que os Andarilhos Queluzianos participem, mais uma vez, da famosa Night Run, dia 21 de maio, a partir de 19h00. Nos encontramos lá.

LAÉRCIO REZENDE AMARAL – ANDARILHO QUELUZIANO

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade